(24-02-2026, 12:43 PM)rike Escreveu: Mas seguindo no tópico de musica, eu estou com um auto-desafio essa semana de ouvir apenas artistas novos, que eu não conhecia ou já conhecia mas só de nome, e valendo (quase) todo tipo de gênero musical! Peguei essa ideia de um colega de faculdade meu que sempre aparece ouvindo muita coisa exótica, e eu percebo que eu acabo ficando muito na minha zona de conforto até quando eu tento ouvir coisas mais diferentes kkkk
Se tiverem sugestões e recomendações, sou sempre ouvidos! Minha recomendação de álbum do dia é This Afternoon's Malady, da banda Jejune! Pra quem curte um som midwest emo meio puxado pro shoegaze, esse álbum é muito bacana!
Já que está aberto à indicações, minha recomendação de banda é Candlemass, uma banda sueca de epic doom metal, indico ouvir principalmente os dois primeiros álbuns da banda, Epicus Doomicus Metallicus, de 1986 e Nightfall de 1987.
Sobre a música em si e sua sonoridade , elas são normalmente longas, exceto por aquelas que são apenas instrumentais, elas tratam na maioria das vezes de temas como religião, fantasia meio sombria, vida e morte. Acredito que o elemento mais marcante do som da banda são os vocais, que minha nossa, que coisa linda. Eles são bem limpos e melódicos, até meio operísticos as vezes, que combinam com a atmosfera sombria e épica das músicas, na minha opinião a faixa que mais os destaca é A Sorcerer's Pledge, que tem uma introdução de mais ou menos dois minutos que é praticamente acapella, apenas com uma guitarra leve de fundo.
E para finalizar, aqui vai uma curiosidade: O nome do subgênero do metal "doom metal" teve seu nome derivado do Epicus Doomicus Metallicus, por ser o disco pioneiro do mesmo.
(24-02-2026, 07:34 PM)scareev Escreveu: Eu estive fora por alguns dias devido a faculdade. POREM não pude esperar em mandar uma mensagem neste tópico, gosto muito do RYM para descobrir várias músicas lá. Tem um álbum que eu curti MUITO que é o what is your name? - the now now and never que é simplesmente uma obra prima shoegaeziana na minha opinião. Eu acho que só postei review deste álbum até então, mas quero fazer umas reviews de uns álbuns que eu escutei no passado, como o Genesis - The Lamb Lies Down On Broadway e Sufjan Stevens - Illinois (que é bem conhecido por lá)
Mas por em quanto estou averiguando resenha 
caí de paraquedas aqui só pra dizer que sufjan stevens é do caralho mesmo deus abençoe
Que delícia de tópico! Só queria parar pra dizer isso mesmo. Mas vou comentar sobre tudo que li aqui:
@ tevito Caroline Polachek é brabíssima (mãe, serviu demais no "Desire..."). @ GioCk Boards of Canada é daora, me acompanhou por momentos de estudo em 2019. @ futabasakura eu nunca parei pra escutar Nine Inch Nails, mas conheço The Hand That Feeds pela trilha sonora do Midnight Club 3 e aquela música me passava uma vibe tão vinheta do Big Brother (isso foi em 2009, então era a versão do Paudo Ricardo ainda). Banda de weirdo mesmo, by the way. @ scareev Illinoise é LINDO, tão lindo que eu escutei apenas poucas vezes porque, sei lá, ele merece uma escuta melhor talvez. Tenho memórias canônicas com ele, apesar disso. Acho que é algo parecido com o que eu sentia com In The Aeroplane Over The Sea que tem um final que bate forte, mas hoje é um disco que eu passo longe por outros motivos.
Props pro @ jutipia por ter repensado o uso do Rate Your Music. Coisas assim são o que me deixam com pé atrás de criar uma conta lá. Eu fui usuário de Last.fm por uns quatro anos e tinha momentos no trabalho, e fora dele, que eu desligava meu cérebro e ficava contemplando as minhas estatísticas e lendo shoutboxes. Gastei horas nisso. É importante a gente manter um uso saudável dessas plataformas que deveriam ser influenciadas, ser subprodutos(?) digamos assim do que a gente escuta e consome e não o contrário, acabando por moldar nosso consumo de música além da mera recomendação de música nova. Esses dias, até criei uma conta pra voltar a scrobblar com o intuito de integrar ao site. Meter aquele chartzinho da semana que o próprio Juan tem na home, por exemplo. O Tidal vem com integração nativa ao Last, mas é muito ruim nesse aspecto. Não scrobbla músicas baixadas e até parece que parou de scrobblar num geral. Não me prestei a recorrer a algum outro scrobbler. Deixa assim
E o que eu estou escutando ultimamente? how i'm feeling now, da prima Charli. Conheço há tempos, mas tá crescendo em mim agora. Talvez eu acabe gostando mais do que do Charli (2019) mesmo, que tá no meu core de meu discos favoritos (foi o que me abriu a um pop mais contemporâneo e tem cada pedrada)
the cheetahmen ran off....
....and now....
the cheetahmen
24-02-2026, 11:46 PM
(Este post foi modificado pela última vez em: 24-02-2026, 11:59 PM por tevito.)
(24-02-2026, 07:34 PM)scareev Escreveu: Eu estive fora por alguns dias devido a faculdade. POREM não pude esperar em mandar uma mensagem neste tópico, gosto muito do RYM para descobrir várias músicas lá. Tem um álbum que eu curti MUITO que é o what is your name? - the now now and never que é simplesmente uma obra prima shoegaeziana na minha opinião. Eu acho que só postei review deste álbum até então, mas quero fazer umas reviews de uns álbuns que eu escutei no passado, como o Genesis - The Lamb Lies Down On Broadway e Sufjan Stevens - Illinois (que é bem conhecido por lá)
Mas por em quanto estou averiguando resenha 
SHOEGAZE! Gosto muito!! Ele e o Dreampop (se é que possam ser separados) são gêneros que eu acho bem especiais. Esses dias ouvi o que eu acho que é o álbum posterboy oficial dos olhadores de sapato, Souvlaki do Slowdive
(24-02-2026, 10:00 PM)dudalog Escreveu: Que delícia de tópico! Só queria parar pra dizer isso mesmo. Mas vou comentar sobre tudo que li aqui:
@tevito Caroline Polachek é brabíssima (mãe, serviu demais no "Desire..."). [...]
Esse disco é bom demais da conta!! Eu tô muito animado pro que for que ela lançar daqui pra frente
O pessoal do NeoSampa parece gostar de videogames bastante. né? Um fun fact relacionado a isso é que o Hideo Kojima é muito fã da Caroline, e eles, em conjunto com o Danny L Harle (produtor principal da Caroline), trabalharam pra uma peça de trilha sonora pro Death Stranding 2 que tá entre as minhas coisas preferidas desses três artistas fodassos!
Também existe uma lenda urbana relacionada à vinda dela pro Brasil no Primavera Sound de 2023. Tem um barzinho daqui de SP, na Vila Buarque, chamado El Kabrón, que inclusive vou nele muito com uns amigos. Dizem as más línguas que ela tomou uma lá durante a estadia aqui. Se é real ou não? Gosto de crer que sim!
(24-02-2026, 10:00 PM)dudalog Escreveu: E o que eu estou escutando ultimamente? how i'm feeling now, da prima Charli. Conheço há tempos, mas tá crescendo em mim agora. Talvez eu acabe gostando mais do que do Charli (2019) mesmo, que tá no meu core de meu discos favoritos (foi o que me abriu a um pop mais contemporâneo e tem cada pedrada)
AAAAAAH!!! Que memória desbloqueada! Eu era fã muito assíduo de PC Music e da Charli na minha adolescência. Na pandemia (época que o HIFN foi lançado, pra quem não tá ligado) eu matei aula pra ouvir/assistir os lançamentos dos singles e clipes da Charli e da Rina Sawayama (descanse em paz a amizade dessas rainhas...)
Um dos clipes do HIFN, na verdade o da minha música preferida dele, 'Forever', é composto de gravações caseiras da Charli e dos fãs, que enviaram vídeos pra produção por e-mail. Um fã brasileiro fez questão de enviar vídeos da Diana Cristina de Medeiros, uma figura bem antiga da cultura de memes LGBT. E ela aparece justo no clímax do clipe!
τὴν περιφρυγομένην ψυχὴν ἂν πολλάκι καίῃς,
φεύξετ᾽, Ἔρως: καὐτή, σχέτλι᾽, ἔχει πτέρυγας.
Se amiúde queimas uma alma que esvoaça à tua volta,
Eros, ela foge – também tem asas, mesquinho.
(24-02-2026, 05:29 PM)tevito Escreveu: Sei bem como é. Mudei há uns meses do Sbostify pro Apple Music, então fiquei um tempão sem scrobblar até perceber que era só usar extensão no firefox e o aplicativo do LastFM no celular. Mas não levo muito a sério, é só pra ter uma ideia de como os meus gostos evoluem.
eu usava a extensão no Fire Fox também, mas aí ele começa a pegar vídeos que não são músicas, e eu preciso ir lá no LastFM excluir os scrobbles depois. e se eu ativar a opção de só scrobblar vídeos na categoria Música, eu acabo não scrobblando aquele vídeo de 17 anos atrás que alguém postou de uma música ultra desconhecida do Aphex Twin na categoria culinária.
o app do celular funcionava bem melhor, porque ele me falava de antemão o que ele tava scrobblando na notificação, e eu podia só impedir ele caso ele pegasse um vídeo nadaver.
mas sim isso é o maneiro do LastFM, essas estatísticas. levar a sério só o RYM, e com cautela.
(24-02-2026, 05:29 PM)tevito Escreveu: Cuidado com o que você pergunta, tem risco de eu não parar de escrever… mas a Caroline é bem diversa. Ela tem treino vocal de canto lírico e coleciona umas referências musicais bem diversas, o que eu acho um diferencial grande. O trabalho solo dela, que é bem recente na carreira, acho que dá pra ser encaixado em Pop Alternativo, apesar de cada vez mais se desenvolver pra algo mais próprio. Ela era parte do duo Chairlift, que talvez você conheça, já que era bem conhecido no meio indie.
infelizmente também não posso dizer que conheço. já dei uma mergulhada de leve no indie antes por causa de um ex, mas pra mim foi bem mediano. a qualidade do genero é nítida, mas não posso dizer que tudo dele é pra mim. certamente há exceções, apesar. mas independente, vou dar uma olhadinha nesses dois nomes no RYM mais tarde pra averiguar.
(24-02-2026, 10:00 PM)dudalog Escreveu: @GioCk Boards of Canada é daora, me acompanhou por momentos de estudo em 2019.
Boards of Canada tá quase tomando o lugar do Aphex Twin como meu artista favorito. é uma dupla que eu mantenho no meu coração. e realmente dependendo do mix, ajuda muito no estudo mesmo. afinal, eles são os low-fi hip hop beats originais kkkkkkk
real life and postcard views
(24-02-2026, 05:29 PM)tevito Escreveu: Tô numa jornada parecida! Tenho me esforçado pra todo dia no trabalho ouvir um disco novo, seja de quem eu conheça ou não, ou pelo menos um disco que eu não revisito há muito tempo. Você já tem alguma descoberta favorita que saiu daí?
Tem sido uma experiência muito daora!! No momento, além do The Afternoon's Malady do Jejune que eu comentei anteriormente, eu diria que os highlights de bandas que nunca ouvi dessa experiência foram os álbuns Jane Doe da banda Converge, The New Sound do Geordie Greep, e Apostrophe do Frank Zappa, com esses dois últimos sendo recomendação do user @ GioCk
"12pm and my dusty telephone rings
heavy head up from my pillow, who could it be?
![[Imagem: lavaanim.gif]](https://hnrikaster.neocities.org/lavaanim.gif)
(25-02-2026, 12:44 PM)rike Escreveu: Tem sido uma experiência muito daora!! No momento, além do The Afternoon's Malady do Jejune que eu comentei anteriormente, eu diria que os highlights de bandas que nunca ouvi dessa experiência foram os álbuns Jane Doe da banda Converge, The New Sound do Geordie Greep, e Apostrophe do Frank Zappa, com esses dois últimos sendo recomendação do user @GioCk 
ALGUEM CITOU THE NEW SOUND???????????????
Cara... Que discasso, namoral. É um dos meus albuns favoritos de todos os tempos apesar de ser bastante recente. O contexto dele é meio triste por conta que o Geordie Greep era da antiga banda black midi que simplesmente quebrava qualquer estribeira que tinha para quebrar. Mas a banda se desfez  EM CONTRAPARTIDA... ELE SIMPLESMENTE FORJOU O MELHOR ALBUM DE 2024. Blues, As If Waltz e The Magician são o ápice.
Alem disto citou o Frank Zappa, ótimo artista também! Faz tempo que não escuto muita coisa dele. Gosto muito do álbum ao vivo Roxy & Elsewhere que só tem pedrada.
Sleep - Godspeed You! Black Emperor
► ——————•——— 23:18
Recentemente ouvi umas duas músicas do Lou Reed algumas vezes, perfect day (tb vi o video do polyphonic sobre ela que por sinal é muito bom) e walk on the wild side. Conhecia o velvet underground mas nunca tinha ouvido, e o Lou tb so conhecia de nome e nem sabia até esses dias que ele tinha feito parte do velvet kkkk
Dito isso, curti bastante a perfect day e gostei da walk on the wild side tambem, acho que deveria dar uma chance e ouvir o album inteiro, tambem to querendo ouvir velvet underground por isso (se alguém tiver alguma recomendação de qual disco deles ouvir primeiro eu ficaria mt grato)
(25-02-2026, 12:53 PM)scareev Escreveu: ALGUEM CITOU THE NEW SOUND???????????????
[...]
Blues, As If Waltz e The Magician são o ápice.
Alem disto citou o Frank Zappa, ótimo artista também! Faz tempo que não escuto muita coisa dele. Gosto muito do álbum ao vivo Roxy & Elsewhere que só tem pedrada.
The New Sound é do caralho cara puta merda. desculpe o palavreado, sei que é um fórum cristão, mas não tem outra forma de colocar isso mesmo. fiquei vidrado no álbum primeira vez que ouvi e até hoje escuto muito As If Waltz e Holy, Holy; essa última sendo minha favorita do álbum. mas nunca ouvi black midi :B
agora, esse último ai do Frank Zappa não conheço, vou dar uma olada depois.
real life and postcard views
25-02-2026, 06:45 PM
(Este post foi modificado pela última vez em: 25-02-2026, 06:47 PM por tevito.)
(25-02-2026, 02:03 PM)Laki Escreveu: Recentemente ouvi umas duas músicas do Lou Reed algumas vezes, perfect day (tb vi o video do polyphonic sobre ela que por sinal é muito bom) e walk on the wild side. Conhecia o velvet underground mas nunca tinha ouvido, e o Lou tb so conhecia de nome e nem sabia até esses dias que ele tinha feito parte do velvet kkkk
Dito isso, curti bastante a perfect day e gostei da walk on the wild side tambem, acho que deveria dar uma chance e ouvir o album inteiro, tambem to querendo ouvir velvet underground por isso (se alguém tiver alguma recomendação de qual disco deles ouvir primeiro eu ficaria mt grato)
Lou Reed mencionado!! Lou Reed mencionado!!!
As músicas que você citou realmente são muito boas. Se quer começar com o Velvet, acho que a melhor escolha é o álbum do bananão, ‘Velvet Underground & Nico’. Eu acho que ele é o melhor exemplo de música que é despretensiosamente genial, e não é tão diferentão como um ‘White Light / White Heat’ deles. Acho difícil você não ter um tempinho bom com ele! Se ouvir, volta e compartilha com nóis.
(25-02-2026, 12:44 PM)rike Escreveu: Tem sido uma experiência muito daora!! No momento, além do The Afternoon's Malady do Jejune que eu comentei anteriormente, eu diria que os highlights de bandas que nunca ouvi dessa experiência foram os álbuns Jane Doe da banda Converge, The New Sound do Geordie Greep, e Apostrophe do Frank Zappa, com esses dois últimos sendo recomendação do user @GioCk 
Acredita que nunca ouvi nada do Frank Zappa? Que eu saiba, pelo menos. Acho que esse é um sinal
τὴν περιφρυγομένην ψυχὴν ἂν πολλάκι καίῃς,
φεύξετ᾽, Ἔρως: καὐτή, σχέτλι᾽, ἔχει πτέρυγας.
Se amiúde queimas uma alma que esvoaça à tua volta,
Eros, ela foge – também tem asas, mesquinho.
|