02-03-2026, 11:51 AM
não sei um termo pra isso em português, então vou continuar usando Worldbuilding e Worldbuild nesse tópico. mas em essência, Worldbuilding é o ato de você criar o seu próprio mundo fictício, e todas as ramificações que vem junto: a Geografia, História, Idioma, Biologia, tudo.
um exemplo muito bom de Worldbuilding é o mundo que J. R. R. Tolkien criou para seus livros (ou no caso, os livros que ele criou para o seu mundo): Senhor dos Anéis. a trilogia de livros se passa na Terra Média, o maior e melhor exemplo de worldbuilding possível.
contem para mim meus caros: vocês já engajaram com esse hobby antes? seja diretamente, criando um mundinho, mesmo que foi algo tosco que vocês fizeram com 16 anos pra passar o tempo na escola, ou indiretamente, participando de uma mesa de D&D onde o mestre criou um mundo inteiro pra vocês se aventurarem. e se já engajaram, como foi? o que acharam?
se nunca engajaram, pensam em engajar? quais são suas visões sobre?
sintam-se livres pra responderem esse tópico com uma resposat de 10 parágrafos detalhando o mundo inteiro que vocês estão criando. falando por mim, eu teria o maior interesse em ler, e espero que vocês tenham o interesse de me contar.
real life and postcard views
Eu pessoalmente sempre fiz muito worldbuilding mas escrevi pouco, sempre vi como uma maneira idealizada de procrastinação e sempre me acabo pensando em muitos detalhes insignificantes para uma história não existente.
Eu tenho um conceito de mundo a muito tempo, onde teriam jogos que se passam em 3 eras mais ou menos. Minha ideia era, originalmente, fazer um jogo sobre uma Lenda tipo The Legend of Zelda, onde um herói vem e derrota o grande mal, só que esse herói nunca vem e o protagonista da história consegue derrotar o grande mal sem muito esforço, assim sendo revelado que ele era o herói de fato e a lenda se perdeu no tempo. O conceito envolvia 4 naçoes que eram entreladas a divindades elementais (como Fogo, Água, Terra e Ar) e entre eras e eras elas iam alterando a lenda confrome os interesses delas para manipular as pessoas e tentar impedir a tal profecia, mas sempre dando errado.
Esse conceito de lenda ciclica onde se fala que coisa X vai acontecer mas na verdade acontece coisa Y e isso se repete várias vezes sempre me interessou, principalmente com séries como The Legend of Zelda como mencionei. Mas novamente, meu problema sempre foi de fato escrever os personagens que contariam uma história nesse mundo e não só o mundo como um todo.
Talvez um dia eu utilize esse mundo para fazer uma mesa de RPG como você mencionou, serviria de "teste" pra ver se o worldbuilding que fiz realmente levaria a algum lugar.
Construindo o alicerce de uma web alternativa
![[Imagem: murinho.webp]](https://dorival.neocities.org/img/murinho.webp)
(02-03-2026, 02:04 PM)dorival Escreveu: Eu pessoalmente sempre fiz muito worldbuilding mas escrevi pouco, sempre vi como uma maneira idealizada de procrastinação e sempre me acabo pensando em muitos detalhes insignificantes para uma história não existente.
mas no caso a história seria num nível "micro" onde você pensa no nome dos personagens, como eles agem, e etc, ou num nível macro, como por exemplo, o rei de um reino ataca o outro e isso causa uma guerra que dura 200 anos mas é resolvida após blablabla.
eu considero o nível micro ser só storytelling, e o nível macro ser mais história geral, algo que entraria em Worldbuilding (não que o nível micro não entre, mas você entendeu o que eu quis dizer)
(02-03-2026, 02:04 PM)dorival Escreveu: Eu tenho um conceito de mundo a muito tempo, onde teriam jogos que se passam em 3 eras mais ou menos. Minha ideia era, originalmente, fazer um jogo sobre uma Lenda tipo The Legend of Zelda, onde um herói vem e derrota o grande mal, só que esse herói nunca vem e o protagonista da história consegue derrotar o grande mal sem muito esforço, assim sendo revelado que ele era o herói de fato e a lenda se perdeu no tempo. O conceito envolvia 4 naçoes que eram entreladas a divindades elementais (como Fogo, Água, Terra e Ar) e entre eras e eras elas iam alterando a lenda confrome os interesses delas para manipular as pessoas e tentar impedir a tal profecia, mas sempre dando errado.
Esse conceito de lenda ciclica onde se fala que coisa X vai acontecer mas na verdade acontece coisa Y e isso se repete várias vezes sempre me interessou, principalmente com séries como The Legend of Zelda como mencionei.
talvez seja meu lado fã de Tolkien falando, mas eu gosto muito da divisão da história por Eras, que são demarcadas após eventos grandiosos ocorrerem. enfim, achei a ideia bem bacana. consigo até imaginar um culto ou religião se formando em volta dessa Lenda. a temática dos elementos apesar de simples me pareceu bem concisa e interessante também.
nunca tendo jogado nenhum The Legend of Zelda além do primeiro de NES que mal consegui seguir a história, não sei o quanto disso estaria diretamente ligado com a série, mas achei bacana independente.
(02-03-2026, 02:04 PM)dorival Escreveu: Mas novamente, meu problema sempre foi de fato escrever os personagens que contariam uma história nesse mundo e não só o mundo como um todo.
como citei anteriormente, isso dos personagens seria mais o micro, e seria algo mais nível storytelling. algo mais literário e menos worldbuilding eu presumo.
(02-03-2026, 02:04 PM)dorival Escreveu: Talvez um dia eu utilize esse mundo para fazer uma mesa de RPG como você mencionou, serviria de "teste" pra ver se o worldbuilding que fiz realmente levaria a algum lugar.
acho uma ideia bacana. é legal ver as outras pessoas interagindo no mundo que você criou. falo por experiência. mas mantenha em mente que uma mesa de RPG funciona muito diferente de um jogo ou um livro mesmo, e apesar de ser um bom lugar pra receber feedback no seu worldbuilding, a história de um RPG não vai traduzir 1:1 pro jogo ou livro, e aí você vai ter que mexer bastante e tal. pelo menos na minha opinião.
real life and postcard views
Eu na verdade faço bastante!
Tem o meu projeto principal onde eu faço a maior parte dos meus OC's e estou sempre trabalhando em vários detalhes da construção do mundo. Um grande universo que uso de base pra várias coisas, fiz ele de forma que eu pudesse escrever vários tipos de narrativas diferentes e juntar os personagens ou fazer referências diretas, pra mostrar também como as ações de um influenciam em outro.
O jeito que eu trabalho nesse projeto é que estou sempre adicionando ou ajustando detalhes aqui e ali, concentrando a maior parte ao redor da narrativa que eu estou escrevendo no momento ou respondendo perguntas em potencial.
Por exemplo eu estava escrevendo sobre um exorcista, então elaborei (Por trás da narrativa e não diretamente), religiões, como funcional espectros/fantasmas, a cultura da região em que ele está, a economia, etc.
Porém fora isso também estou sempre fazendo um mundo novo pra encaixar em projetos pessoais. Ou quando quero fazer alguma coisa que não se encaixa no principal.
Se tá rodando, eu tô jogando. 
(03-03-2026, 10:42 AM)GioCk Escreveu: mas no caso a história seria num nível "micro" onde você pensa no nome dos personagens, como eles agem, e etc, ou num nível macro, como por exemplo, o rei de um reino ataca o outro e isso causa uma guerra que dura 200 anos mas é resolvida após blablabla.
eu considero o nível micro ser só storytelling, e o nível macro ser mais história geral, algo que entraria em Worldbuilding (não que o nível micro não entre, mas você entendeu o que eu quis dizer)
Sim, mas do que serve um mundo se não para as histórias que nele acontecem? Seja em jogos, livros, filmes etc.
(03-03-2026, 10:42 AM)GioCk Escreveu: acho uma ideia bacana. é legal ver as outras pessoas interagindo no mundo que você criou. falo por experiência. mas mantenha em mente que uma mesa de RPG funciona muito diferente de um jogo ou um livro mesmo, e apesar de ser um bom lugar pra receber feedback no seu worldbuilding, a história de um RPG não vai traduzir 1:1 pro jogo ou livro, e aí você vai ter que mexer bastante e tal. pelo menos na minha opinião.
Bom saber, sinto que serve de "teste" por conta disso, já que os jogadores não necessáriamente sabem das regras e paradigmas sociais do mundo e ao mesmo tempo você está lá tentando insistir que tudo faz sentido mesmo as enormes lacunas que aparecem lol
Construindo o alicerce de uma web alternativa
![[Imagem: murinho.webp]](https://dorival.neocities.org/img/murinho.webp)
No universo que eu estou trabalhando, o princípio básico dele é que existe uma energia mágica em tudo e em todos em diferentes concentrações, ela também se manifesta de muitas maneiras.
A partir dessa regra básica que todos os conceitos são construídos. O sistema mágico se baseia nisso também, quando a energia passa através de um determinado padrão ela gera efeitos diferentes, os dois modos que representam melhor isso são runas que podem ser lidas e escritas ou cristais que tem efeitos dependentes da cor (que é os padrões reproduzidos de forma microscópica na estrutura cristalina.).
No que diz respeito à religião, todas as divindades desse universo são o equivalente de tulipas, pois todo o ser que pensa em algo (seja rezando ou outro tipo de pensamento forte) manda uma fagulha de energia pra essa entidade.
Agora fantasmas são ecos da energia da pessoa ou criatura que também se manifestam com a memória das pessoas que ao pensar no falecido, mandam energia pra ele.
Juntando todos esses conceitos com a paixão que eu tenho de mundos onde magia coexiste com tecnologia "moderna", deram palco a esse mundo do qual eu gosto de escrever sobre.
Confesso que às vezes tenho vontade de escrever minha própria história fictícia, talvez para algum livro, HQ, vídeo-game, etc, e isso é algo que muito provavelmente acabaria fazendo enquanto escrevesse alguma história. Ou talvez faria o mesmo caso fosse algum dia escrever e mestrar a minha própria campanha de RPG de Mesa.
Mas é, nunca cheguei a fazer algo parecido antes. Muito menos saberia por onde começar a criar algum mundo fictício.
"You always were a kidder, Steve."
Olha, existem muitos jeitos de começar. Nem que seja só criando um mapa no print e uma lista de nomes e conceitos num documento de texto.
Tem até algumas técnicas com acrônimos que listam coisas básicas que você precisa pensar sobre.
(02-03-2026, 11:51 AM)GioCk Escreveu: contem para mim meus caros: vocês já engajaram com esse hobby antes? seja diretamente, criando um mundinho, mesmo que foi algo tosco que vocês fizeram com 16 anos pra passar o tempo na escola, ou indiretamente, participando de uma mesa de D&D onde o mestre criou um mundo inteiro pra vocês se aventurarem. e se já engajaram, como foi? o que acharam?
se nunca engajaram, pensam em engajar? quais são suas visões sobre?
sintam-se livres pra responderem esse tópico com uma resposat de 10 parágrafos detalhando o mundo inteiro que vocês estão criando. falando por mim, eu teria o maior interesse em ler, e espero que vocês tenham o interesse de me contar.
Gostei do topico da thread pessoalmente, eu sempre escrevo um bando de coisa que eu penso aq e ali mas n compartilho ou faço nada com aquilo que eu escrevo ent sinto que agora seria uma boa hora pra compartilhar uma ideia que eu tive faz um tempo atras já.
Teve essa uma vez onde eu tava na minha aula de literatura e nessa aula o topico era Pirandello, especificamente uma pequena parte do livro "Il Fu Mattia Pascal" chamada "Lanterninosofia", agora eu n vou dar uma lição de literatura aq mas enqt escutando essa parte do livro eu pensei "damn, isso aq é bem legal, poderia fazer um mighty cool setup pra uma mesa de RPG ou jogo!" ent eu comecei a fazer um worldbuilding pequeno no dia e meio que nunca fui pra frente, here's how it goes.
O mundo na qual a historia se passaria (que eu não dei um nome kkkk) é um mundo completamente coberto em escuridão, n tem um ciclo de dia e noite, só escuro, e nesse escuro é onde tem perigo, o mundo no escuro é ever changing e inconstante pois no escuro vc n sabe oq tem na sua frente, um caminho passado no escuro once vai mudar completamente quando vc passar ele next time, não só isso mas no escuro tbm existem perigos que nem animais selvagens ou só monstros que se adaptaram pra viver no escuro que sempre muda. However, nesse escuro existem cidades, Cidades que são iluminadas por fontes de luz enormes que são chamadas de "Light Houses", completamente não relacionado a esse nome placeholder! elas não são exclusivamente light houses mas sim construções gigantes pra manter algum tipo de fonte de luz grande em pé, iluminando uma area enorme onde as pessoas podem construir uma cidade ao redor, tanto a light house quanto a cidade são tematicas de qual seja a construção da light house, ent por exemplo se o light source da light house for uma torre que tbm é uma tocha enorme, a cidade teria uma arquitetura medieval, n só isso mas cada light source que está de pé no mundo tbm projeta a cor da sua luz no céu, criando um tipo de céu noturno com luzes fracas e coloridas, mas um mix bem mesmerizing e bonito de cores.
Meanwhile pra combater a escuridão, os individuos desse mundo precisam venture na escuridão equipados com os proprios dispositivos chamados "Lanterns" que são basicamente algum tipo de well, lantern, que vai ser de onde os personagens podem usar magia, invocar armas, yada yada yada (n pensei tão longe assim nisso kkkkkk), dae é onde daria pra desenvolver as mecanicas de D&D ou jogos.
Isso é tudo que eu gostaria de share sobre esse mundo, eu tenho mais anotado mas that's about all que eu sinto confortavel com share pra outras pessoas, é uma ideia que eu tive um dia e continuei desenvolvendo ao redor de 3 dias e não passei tão longe assim pq eu n tive mais tanto interesse em ir pra frente com ela comparado a outras coisas kkkkkk, but yeah, é algo que eu talvez gostaria de re-visitar no futuro e flesh out mais pq é uma ideia interessante to play around, espero que alguem tenha gostado de imaginar esse mundo tbm cmg, even if for a little :3
And that's the tale of the NeoSampa Cretin 
03-03-2026, 09:37 PM
(Este post foi modificado pela última vez em: 03-03-2026, 10:03 PM por Hydroks.)
Você que já participou de mesas minhas sabe que eu já precisei dar meus pulos pra tentar fazer algum mundo interessante de interagir. O problema é que quando é um processo semanal você precisa meio que forçar as ideias e elas nem sempre saem como você gostaria... E quando o momento passa ele fica concretizado na história...
Dito isso, eu comecei a apreciar quão melhor é fazer o grosso do worldbuilding antes de começar as campanhas, porque na hora que você precisa você já tem praticamente o material inteiro pronto e quando a mesa começar é apenas necessário fazer algumas alterações para integrar os players na história. Então você consegue disfrutar de vários benefícios, como poder deixar os players mais soltos sem preocupar com eles entrarem em alguma área que você não preparou, e conseguir balancear os combates por localização/facção ao invés do nível atual dos players.
Agora, já tendo feito e posto em prática um mundo de uma escala nacional (erro de todo worldbuilder novato) e olhado no olho das falhas desse tipo de worldbuilding, eu deixo aqui uma pergunta: vocês já experimentaram fazer um projeto de uma escala menor? Tal como um reino, ou uma cidade grande como (apenas) por exemplo o agora famoso Portão de Baldur (Baldur's Gate). Vocês ficariam surpresos com a quantidade de coisas interessantes e diversas que vocês conseguem botar dentro de uma muralha grande o suficiente, e fica tão... TÃO mais fácil de manusear e por em prática do que projetos de escala mundial.
Se essa postagem receber atenção suficiente talvez eu entre no meu planejamento de projetos futuros e compartilhe um pouco de minhas opiniões.
The flower is unseen, the flower is fragrant.
The fragrance香氣 is in full bloom滿開;I dig a grave for myself there
|