Classificação do tópico:
  • 1 Voto(s) - 5 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
E.S.P.E.R.M.A. - Meu método de escrever cidades
#1
Star 
Recentemente vi o post da GalaxysWitch na galeria sobre seu projeto de RPG. Isso me incentivou a compartilhar um pouco sobre minha mesa de RPG que estive mestrando faz 2 anos com a participação dos meus amigos da minha cidade.
Mas, em vez de ficar, como dizem os paranaenses, "proseando" sobre páginas e páginas de lore desconexa com o fórum ou sobre os personagens muito fodas dos meus jogadores, eu vou compartilhar o meu modelo de escrever cidades cômico.

Introduzo vocês ao E.S.P.E.R.M.A.
  • Estética - Como é a arquitetura do local? O tamanho? É populoso? Como são as ruas? A aparência? O que chama atenção?
  • Sociedade - Como são as pessoas do local? Como eles tratam estrangeiros? Como elas se dividem socialmente? Existem costumes ou histórias populares? Quais são algumas opiniões populares e fofocas? Figuras influentes?
  • Política - Quem administra a cidade? É uma só pessoa ou mais? Quais são seus títulos e cargos? O que eles comandam? Como chegaram nesse cargo? Como eles exercem seu cargo?
  • Economia - Do que o povo se alimenta? De onde vem esses recursos? Quais são as principais profissões? De onde vem o lucro da cidade? Esses recursos são abundantes ou escassos?
  • Religião - Quais são as crenças do povo? Como eles provam esta fé? Tem lugares dedicado à religião? Como eles são? Quais são os costumes ligados à religião? Por queas divindades deste local foram escolhidas? Ou se não tiverem divindades, por quê? Quem são os encarregados de profetizar a religião e administrá-la? O que a religião defende? Há pessoas contra ela?
  • Militarismo - Como a cidade se protege de ameaças? Que armas eles usam? Eles tem boa proteção? Por quê? Quem protege? A cidade tem inimigos?
  • Atmosfera  - Onde esse local fica? Como é o clima de lá? O que a cidade tem em volta que seja interessante? Como a cidade se adapta a essas características?

    Isso é só um modelo bastante básico e inicial que uso, uma boa cidade com certeza será muito mais bem escrita do que só isso. Escolhi justamente estas palavras para a sigla ser fácil de lembrar por causa do humor.
    Opiniões na minha E.S.P.E.R.M.A. são bem-vindas! Espero que tenham gostado da minha E.S.P.E.R.M.A.!

Responder
#2
Eu realmente não estava psicológicamente preparado paraisso fazer sentido.

   

Piadas a parte, parece ser um sistema parecido D.O.P.P.E.L.G.A.N.G.E.R mas parece muito interessante! Vou levar em consideração na próxima vez que criar uma cidade e/ou vila.

Única crítica que consigo pensar é que A.tmosfera e E.stética meio que encaixam juntos não? Já que ao meu ver a atmosfera é primáriamente influênciada pela estética, não?
Responder
#3
(17-01-2026, 04:23 PM)dorival Escreveu: Eu realmente não estava psicológicamente preparado paraisso fazer sentido.



Piadas a parte, parece ser um sistema parecido D.O.P.P.E.L.G.A.N.G.E.R mas parece muito interessante! Vou levar em consideração na próxima vez que criar uma cidade e/ou vila.

Única crítica que consigo pensar é que A.tmosfera e E.stética meio que encaixam juntos não? Já que ao meu ver a atmosfera é primáriamente influênciada pela estética, não?


D.O.P.P.E.L.G.A.N.G.E.R. foi a inspiração sim.
Sobre atmosfera e estética, isso vem de eu não ter a criatividade de achar duas palavras que encaixassem na sigla e ainda assim contribuissem a algo. Se tiverem ideias, sugiram!
Responder
#4
Atmosfera e Estética serem dois pontos diferentes faz sentido. Atmosfera normalmente envolve a influência do lado de fora da sociedade enquanto a estética vem mais pro lado de dentro - dependendo da capital da cidade, os tipos de pessoas que se envolvem na arquitetura, et cetera.

Adorei o ponto cômico do metodo. Tenho bastante dificuldade em pensar na área política quando escrevo qualquer coisa. Já tenho tentado rodar um RPG eu mesma e sofri pra caramba com essas partes. Talvez eu possa envolver isso nos meus processos no futuro. 
sorriso
Responder
#5
mANO KKKKKKKKKK tu foi um gênio logg, eu nunca teria criatividade pra pensar num negócio desses, e ainda por cima tudo se conectou parecendo que era para ser assim. O mundo do worldbuilding nao ta preparado pra isso


pão de alho
Responder
Topic Options
Pular para o Fórum:




Usuários navegando neste tópico: 1 Convidado(s)