Classificação do tópico:
  • 1 Voto(s) - 5 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
E.S.P.E.R.M.A. - Meu método de escrever cidades
Star 
Recentemente vi o post da GalaxysWitch na galeria sobre seu projeto de RPG. Isso me incentivou a compartilhar um pouco sobre minha mesa de RPG que estive mestrando faz 2 anos com a participação dos meus amigos da minha cidade.
Mas, em vez de ficar, como dizem os paranaenses, "proseando" sobre páginas e páginas de lore desconexa com o fórum ou sobre os personagens muito fodas dos meus jogadores, eu vou compartilhar o meu modelo de escrever cidades cômico.

Introduzo vocês ao E.S.P.E.R.M.A.
  • Estética - Como é a arquitetura do local? O tamanho? É populoso? Como são as ruas? A aparência? O que chama atenção?
  • Sociedade - Como são as pessoas do local? Como eles tratam estrangeiros? Como elas se dividem socialmente? Existem costumes ou histórias populares? Quais são algumas opiniões populares e fofocas? Figuras influentes?
  • Política - Quem administra a cidade? É uma só pessoa ou mais? Quais são seus títulos e cargos? O que eles comandam? Como chegaram nesse cargo? Como eles exercem seu cargo?
  • Economia - Do que o povo se alimenta? De onde vem esses recursos? Quais são as principais profissões? De onde vem o lucro da cidade? Esses recursos são abundantes ou escassos?
  • Religião - Quais são as crenças do povo? Como eles provam esta fé? Tem lugares dedicado à religião? Como eles são? Quais são os costumes ligados à religião? Por queas divindades deste local foram escolhidas? Ou se não tiverem divindades, por quê? Quem são os encarregados de profetizar a religião e administrá-la? O que a religião defende? Há pessoas contra ela?
  • Militarismo - Como a cidade se protege de ameaças? Que armas eles usam? Eles tem boa proteção? Por quê? Quem protege? A cidade tem inimigos?
  • Atmosfera  - Onde esse local fica? Como é o clima de lá? O que a cidade tem em volta que seja interessante? Como a cidade se adapta a essas características?

Isso é só um modelo bastante básico e inicial que uso, uma boa cidade com certeza será muito mais bem escrita do que só isso. Escolhi justamente estas palavras para a sigla ser fácil de lembrar por causa do humor.
    Opiniões na minha E.S.P.E.R.M.A. são bem-vindas! Espero que tenham gostado da minha E.S.P.E.R.M.A.!

Responder
Eu realmente não estava psicológicamente preparado paraisso fazer sentido.

Piadas a parte, parece ser um sistema parecido D.O.P.P.E.L.G.A.N.G.E.R mas parece muito interessante! Vou levar em consideração na próxima vez que criar uma cidade e/ou vila.

Única crítica que consigo pensar é que A.tmosfera e E.stética meio que encaixam juntos não? Já que ao meu ver a atmosfera é primáriamente influênciada pela estética, não?
Responder
(17-01-2026, 04:23 PM)dorival Escreveu: Eu realmente não estava psicológicamente preparado paraisso fazer sentido.

Piadas a parte, parece ser um sistema parecido D.O.P.P.E.L.G.A.N.G.E.R mas parece muito interessante! Vou levar em consideração na próxima vez que criar uma cidade e/ou vila.

Única crítica que consigo pensar é que A.tmosfera e E.stética meio que encaixam juntos não? Já que ao meu ver a atmosfera é primáriamente influênciada pela estética, não?

D.O.P.P.E.L.G.A.N.G.E.R. foi a inspiração sim.
Sobre atmosfera e estética, isso vem de eu não ter a criatividade de achar duas palavras que encaixassem na sigla e ainda assim contribuissem a algo. Se tiverem ideias, sugiram!
Responder
Atmosfera e Estética serem dois pontos diferentes faz sentido. Atmosfera normalmente envolve a influência do lado de fora da sociedade enquanto a estética vem mais pro lado de dentro - dependendo da capital da cidade, os tipos de pessoas que se envolvem na arquitetura, et cetera.

Adorei o ponto cômico do metodo. Tenho bastante dificuldade em pensar na área política quando escrevo qualquer coisa. Já tenho tentado rodar um RPG eu mesma e sofri pra caramba com essas partes. Talvez eu possa envolver isso nos meus processos no futuro. 
sorriso
Responder
mANO KKKKKKKKKK tu foi um gênio logg, eu nunca teria criatividade pra pensar num negócio desses, e ainda por cima tudo se conectou parecendo que era para ser assim. O mundo do worldbuilding nao ta preparado pra isso

pão de alho
Responder
Topic Options
Pular para o Fórum:

Usuários navegando neste tópico: 1 Convidado(s)