23-03-2026, 02:44 PM
Bem-vindos ao Leitura Geral
Olá amigos! Estou começando a pegar o hobby de leitura já que boa parte da minha vida negligenciei as palavras escritas em pról de videojogos e filmes e gostaria de compartilhar aqui um tópico exclusivo para a discussão, compartilhamento e conversa geral sobre leitura!
Sejam updates, pequenas reviews ou sugestões, tudo ficará aqui para aquecer meu coração enquanto eu vou aos poucos me introduzindo nessa arte.
Construindo o alicerce de uma web alternativa
![[Imagem: murinho.webp]](https://dorival.neocities.org/img/murinho.webp)
Comecei a um tempo atrás o original Frankenstein de Mary Shelley que peguei no Gutenberg já que é domínio público.
Cheguei finalmente no meio, já que o monstro demora pra caramba para aparecer e a primeira metade do livro foca mais no drama do Victor Frankenstein do que na dinâmica entre ele e sua criação, mas estou curtindo muito!
Claro que estou levando essa leitura bem devagar, é difícil pra mim ainda ficar sentado só lendo palavras já que meu cérebro parece que foi programado para não ficar parado nenhum instante, mas está sendo revigorante para dizer o mínimo!
a grande pedra no meu caminho atualmente é Graça Infinita. fiquei interessado no livro depois de terminar Casa de Folhas, aí esperei a Companhia das Letras voltar a imprimir o livro pra comprar. não foi barato, e o livro é imenso. 1130 páginas, e provavelmente tem o tamanho da minha cabeça. pra piorar, as letras são miúdas.
comecei a ler a alguns meses, li umas 20 páginas e deixei de lado. desde então, não tenho lido nada, o que é uma pena. eu gosto muito de ler, e espero terminar esse Goliath um dia.
mas se duvidar, vou largar a mão dele por enquanto pra ir ler algo que eu tenha mais vontade, tipo continuar com a série Duna ou ler mais Tolkien.
real life and postcard views
(02-04-2026, 09:50 AM)GioCk Escreveu: a grande pedra no meu caminho atualmente é Graça Infinita. fiquei interessado no livro depois de terminar Casa de Folhas, aí esperei a Companhia das Letras voltar a imprimir o livro pra comprar. não foi barato, e o livro é imenso. 1130 páginas, e provavelmente tem o tamanho da minha cabeça. pra piorar, as letras são miúdas.
comecei a ler a alguns meses, li umas 20 páginas e deixei de lado. desde então, não tenho lido nada, o que é uma pena. eu gosto muito de ler, e espero terminar esse Goliath um dia.
mas se duvidar, vou largar a mão dele por enquanto pra ir ler algo que eu tenha mais vontade, tipo continuar com a série Duna ou ler mais Tolkien.
Esse aí você me recomendou na cara de pau então seu FDP
eu baixei essa merda pensando que ia ser de boa seloko 1130 páginas to fora (por enquanto)
Tô no capítulo 17 do Frankenstein e indo de boa, lentamente e curtindo bastante. Próximo eu acho que vou pra Filhos de Hurín que nem você recomendou também mas agora estou curioso do porquê desse tamanho enorme.
Sem falar que a capa é bonita e eu sim julguei pela capa muito bonitinha
Sinto que preciso mais ler livros mais tradicionais. Ultimamente só ando lendo mangá e HQ.
Preciso terminar de ler uma HQ com as primeiras histórias do Spawn, outra com a história completa de Reino do Amanhã, da DC Comics, e mais outras coisas que tenho em casa mas estou enrolando pra terminar de ler.
"You always were a kidder, Steve."
07-04-2026, 11:18 PM
(Este post foi modificado pela última vez em: 07-04-2026, 11:21 PM por Laki.)
mds eu passei muito tempo longe do forum
Eu terminei O Fim da Infancia do Arthur Clarke que eu tava lendo e confesso que achei bem interessante, embora desviasse pra caramba do que eu achava que a trama seria quando comecei a ler. Agora to lendo O Fim da Eternidade (o fim... o fim... o fim... espero que o próximo que eu pegar não seja fim de nada kkkkk) do Isaac Asimov e novamente é um livro cuja trama desvia bastante das minhas espectativas, talvez dessa vez de maneira que não me agrade tanto assim, mas tenho que terminar pra ver ne. Agora que li essa thread to com vontade de pegar Frankestein quando terminar esse, vlw @ dorival
Enfim, espero que eu seja bem vindo de volta no fórum dps de tanto tempo hashuashua
(07-04-2026, 04:58 PM)AbcTheHuman Escreveu: Preciso terminar de ler uma HQ com as primeiras histórias do Spawn, outra com a história completa de Reino do Amanhã, da DC Comics
eu tenho vontade de pegar algumas hqs pra ler tb, por muito tempo eu quis ler sandman mas nunca li pq nunca tinha o volume 1 quando eu ia na livraria. Tipo, quase sempre tinha o 2 mas nunca o 1 por algum motivo. Hj em dia dps de saber dos "podres" do gailman eu ja nao tenho mais tanta vontade, infelizmente.
(07-04-2026, 11:18 PM)Laki Escreveu: Eu terminei O Fim da Infancia do Arthur Clarke que eu tava lendo e confesso que achei bem interessante, embora desviasse pra caramba do que eu achava que a trama seria quando comecei a ler. Agora to lendo O Fim da Eternidade (o fim... o fim... o fim... espero que o próximo que eu pegar não seja fim de nada kkkkk) do Isaac Asimov e novamente é um livro cuja trama desvia bastante das minhas espectativas, talvez dessa vez de maneira que não me agrade tanto assim, mas tenho que terminar pra ver ne. Agora que li essa thread to com vontade de pegar Frankestein quando terminar esse, vlw @dorival
Pô esse Fim da Infancia eu nunca tinha visto, não sou muuuuito de ficção cientifica mas esse me pareceu daora (eu li a sinopse na wikipedia, e só), e quão engraçado é esses dois livros não terem ligação direta e no brasil ter nomes tão similares? Eu até achei que era uma série antes de pesquisarkkkkk
Eu não vou mentir, eu não sou "o senhor leitor" como mencionei, ainda estou me acostumando com o hobby, mas não irei mentir quando digo que até agora está sendo uma leitura muito divertida. Mesmo quando não acontece literalmente nada por 3 capitulos inteiros e só tem as descrições de 3 parágrafos de um cenário pra justificar como o personagem esta se sentindo pra servir de metafora já me prende muito, imagina então quando a trama começa a pegar força. Não quero falar muito pois fiquei surpreso o quão diferente dos filmes o livro é, então deixarei para você ir descobrindo por sí mesmo, mas até agora é uma ótima leitura.
Pena que deixei meu Kindle com minhas ferramentas e vou só pegar lá pra sábado então até lá vou ficar sem ler
(07-04-2026, 11:18 PM)Laki Escreveu: eu tenho vontade de pegar algumas hqs pra ler tb, por muito tempo eu quis ler sandman mas nunca li pq nunca tinha o volume 1 quando eu ia na livraria. Tipo, quase sempre tinha o 2 mas nunca o 1 por algum motivo. Hj em dia dps de saber dos "podres" do gailman eu ja nao tenho mais tanta vontade, infelizmente.
Pois é, foi triste demais saber que o Neil Gailman era capaz de fazer aquele tipo de coisa.
Perdi toda a vontade que tinha de consumir qualquer obra associada ao nome dele, pelo menos enquanto ele continuar vivendo entre nós.
Talvez as ações grotescas dele na vida real até acabaram se refletindo nas próprias obras. Aquela parte de Sandman, por exemplo, que gira em torno da musa grega Calíope, se torna bem irônica e muito mais triste quando você começa a descobrir sobre os podres do Gailman...
"You always were a kidder, Steve."
08-04-2026, 10:14 PM
(Este post foi modificado pela última vez em: 08-04-2026, 10:24 PM por tevito.)
BASEADO DORIVAL É SUSPEITO DE INICIAR O MELHOR FIO SO FAR DO NEOSAMPA (depois do de contagem)
E AINDA INICIA ELE COM GOTHICGEM.
PUTA MERDA MÊO!
Como tá sendo ler uma das maiores proezas do GIGANTE (para a literatura) século XIX? O estilo epistolar tem te dado alguma impressão? Lembro que tentei ler no ensino fundamental e o livro ser composto de cartas por algum motivo me deu a impressão de uma leitura chata para um caralho, mas isso é porque eu estava afundado na minha própria TOLICE. O romance tem uma estrutura muito bem construída de narrativas aninhadas que pra mim só é chegada perto por outra vitoriana que escreveu um monumento (vagamente) gótico, a minha princesa da solidão Emily Brontë com o estrondoso Wuthering Heights.
![[Imagem: image.png]](https://i.ibb.co/gZDGZ6Lk/image.png)
A minha leitura atual de cabeceira/metrô tem sido Just Kids da poeta, escritora e rockeira que mais me arrebatou até agora, a Patti Smith!
É uma leitura muito inspiradora, principalmente pra mim que consigo me espelhar em algum grau numa jovem esquisita saindo da casa dos pais no interior pra comer o pão que o diabo amassou na Nova Iorque dos anos 1960, e no meio se tornando a rockstar mais genial que saiu da East Coast. Eu não esperava, nem com ela, que um livro de memórias fosse tão excitante, mas ela consegue guiar muito bem a linha narrativa que ela faz avançar e retrair sobre a linha do tempo da vida dela. É especialmente legal de ler sendo um grande fã dela porque dá pra perceber claramente de onde vem muitas das inspirações poéticas dela, tanto das referências artísticas quando dos episódios de vida que ela conta. E olha que tô bem no começo, pois sou um leitor muito procrastinador.
Eu QUASE iria sugerir um clube de leitura do NeoSampa, mas infelizmente sei que clube de leitura sempre é uma ideia muito mais funcional na teoria do que na prática kkkkkkkkkk
τὴν περιφρυγομένην ψυχὴν ἂν πολλάκι καίῃς,
φεύξετ᾽, Ἔρως: καὐτή, σχέτλι᾽, ἔχει πτέρυγας.
Se amiúde queimas uma alma que esvoaça à tua volta,
Eros, ela foge – também tem asas, mesquinho.
|