![]() |
|
Worldbuilding - Versão para impressão +- Forum NeoSampa (https://forum.neosampa.org) +-- Fórum: Papo Convencional (https://forum.neosampa.org/forumdisplay.php?fid=4) +--- Fórum: Nichos Marotos (https://forum.neosampa.org/forumdisplay.php?fid=3) +--- Tópico: Worldbuilding (/showthread.php?tid=60) Páginas:
1
2
|
RE: Worldbuilding - GioCk - 04-03-2026 (03-03-2026, 01:02 PM)dorival Escreveu: Sim, mas do que serve um mundo se não para as histórias que nele acontecem? Seja em jogos, livros, filmes etc. acho que worldbuilding por si só tem muito valor, mesmo num vácuo e sem as histórias. fora que o tópico seja sobre worldbuilding, e não storytelling (não to implicando que você desviou do assunto)(03-03-2026, 01:02 PM)dorival Escreveu: Bom saber, sinto que serve de "teste" por conta disso, já que os jogadores não necessáriamente sabem das regras e paradigmas sociais do mundo e ao mesmo tempo você está lá tentando insistir que tudo faz sentido mesmo as enormes lacunas que aparecem lol sim, e é bem divertido com amigos. ver eles interagindo com o teu mundo e os personagens. bem bacana. mas é um puta trabalho, na minha opinião ao menos. (03-03-2026, 06:25 PM)AbcTheHuman Escreveu: a resposta óbvia é "Pelo começo", mas você não precisa começar daí. pode começar com o teu mundo 3000 anos no futuro, e depois pensar em como ele começou, de frente pra trás, sabe? não tem mal também kkkkk mas é, é uma tarefa difícil. não é atoa que pra eu me organizar direito enquanto criava meu mundo, fiz uma wiki usando a Mediawiki self-hosted. RE: Worldbuilding - GioCk - 04-03-2026 (03-03-2026, 09:36 PM)Cygnus Escreveu: O mundo na qual a historia se passaria (que eu não dei um nome kkkk) é um mundo completamente coberto em escuridão, n tem um ciclo de dia e noite, só escuro, e nesse escuro é onde tem perigo, o mundo no escuro é ever changing e inconstante pois no escuro vc n sabe oq tem na sua frente, um caminho passado no escuro once vai mudar completamente quando vc passar ele next time, não só isso mas no escuro tbm existem perigos que nem animais selvagens ou só monstros que se adaptaram pra viver no escuro que sempre muda. However, nesse escuro existem cidades, Cidades que são iluminadas por fontes de luz enormes que são chamadas de "Light Houses", completamente não relacionado a esse nome placeholder! elas não são exclusivamente light houses mas sim construções gigantes pra manter algum tipo de fonte de luz grande em pé, iluminando uma area enorme onde as pessoas podem construir uma cidade ao redor, tanto a light house quanto a cidade são tematicas de qual seja a construção da light house, ent por exemplo se o light source da light house for uma torre que tbm é uma tocha enorme, a cidade teria uma arquitetura medieval, n só isso mas cada light source que está de pé no mundo tbm projeta a cor da sua luz no céu, criando um tipo de céu noturno com luzes fracas e coloridas, mas um mix bem mesmerizing e bonito de cores. lembro de você me contar esse mundo no passado, e continuo ele muito interessante. se não pra um jogo completo, pra algo mais curto; seja um conto, artes ou um jogo de RPG Maker! mas o mix de luzes e tal ficaria bem melhor como uma arte visual mesmo. aí que fica difícil. se você fosse explorar uma história dentro desse mundo um dia, do que ela se trataria? sobre algum grande vilão tentando escurecer tudo para sempre? um grupo de personagens procurando uma saída ou uma razão? RE: Worldbuilding - GioCk - 04-03-2026 (03-03-2026, 09:37 PM)Hydroks Escreveu: Você que já participou de mesas minhas sabe que eu já precisei dar meus pulos pra tentar fazer algum mundo interessante de interagir. O problema é que quando é um processo semanal você precisa meio que forçar as ideias e elas nem sempre saem como você gostaria... E quando o momento passa ele fica concretizado na história... é verdade. por isso eu acho que one-shots e lite-shots podem ser melhor no quesito da história em grande parte, a não ser que o mestre tenha traçado muito bem um contorno inteiro pra história. mas ainda sim, desvios ocorrerão. afinal, é um RPG de mesa. os jogadores acabaram de matar um NPC importante. (03-03-2026, 09:37 PM)Hydroks Escreveu: Dito isso, eu comecei a apreciar quão melhor é fazer o grosso do worldbuilding antes de começar as campanhas, porque na hora que você precisa você já tem praticamente o material inteiro pronto e quando a mesa começar é apenas necessário fazer algumas alterações para integrar os players na história. Então você consegue disfrutar de vários benefícios, como poder deixar os players mais soltos sem preocupar com eles entrarem em alguma área que você não preparou, e conseguir balancear os combates por localização/facção ao invés do nível atual dos players. pro jogador também é muito bom, porque eu aposto que eles também percebem a profundidade que o mundo tem, o quão vivo ele parece. pra mim um mundo tem que respirar, ser um monte de engrenagens que giram em união, e não uma montanha russa pré-feita pro jogador. e também, mesmo os mais simples worldbuildings já conseguem ajudar e adicionar muito, não precisa ficar 6 meses fazendo a história do mundo inteiro com 2000 anos de antecedentes (apesar de que isso é muito daora). (03-03-2026, 09:37 PM)Hydroks Escreveu: Agora, já tendo feito e posto em prática um mundo de uma escala nacional (erro de todo worldbuilder novato) e olhado no olho das falhas desse tipo de worldbuilding, eu deixo aqui uma pergunta: vocês já experimentaram fazer um projeto de uma escala menor? Tal como um reino, ou uma cidade grande como (apenas) por exemplo o agora famoso Portão de Baldur (Baldur's Gate). Vocês ficariam surpresos com a quantidade de coisas interessantes e diversas que vocês conseguem botar dentro de uma muralha grande o suficiente, e fica tão... TÃO mais fácil de manusear e por em prática do que projetos de escala mundial. e honestamente, um reino só bem feito as vezes fica melhor do que um mundo inteiro meia-tigela. mas o ideal seria isso: começar numa escala nacional, e depois ir pegando uma lupa e focando em cada canto até todos os lugares terem um nível ideal de atenção dado. respondendo a sua pergunta, creio que não. nunca foquei somente em um ponto do mundo por tanto tempo e com tanto nível de detalhe. tem horas em que eu paro e faço o worldbuild de um lugar em específico mais do que os outros, e daí parto pros outros e vou indo. mas nunca somente um lugar só. a não ser que você conte um continente como uma "escala menor" já que não é um mundo inteiro. (03-03-2026, 09:37 PM)Hydroks Escreveu: Se essa postagem receber atenção suficiente talvez eu entre no meu planejamento de projetos futuros e compartilhe um pouco de minhas opiniões. sinta-se livre, a não ser que eu vá jogar na sua mesa, aí compartilha não. valeu. RE: Worldbuilding - Cygnus - 04-03-2026 (04-03-2026, 09:34 AM)GioCk Escreveu: se você fosse explorar uma história dentro desse mundo um dia, do que ela se trataria? sobre algum grande vilão tentando escurecer tudo para sempre? um grupo de personagens procurando uma saída ou uma razão? to be fair a minha ideia central pra isso tbm pega um pouco da historia da "lanterninosofia" que eu mencionei mais cedo kkkkk, eu n queria que fosse uma historia onde tem um vilão ou algum problema pra ser resolvido mas sim uma historia pra explorar as ideias que tenho no mundo, focar bem mais no world building doq na historia nesse caso, as regras do mundo e as possibilidades que os sistemas de luz e lanternas apresentam, a historia central porem seria focada num protagonista que quer construir o proprio light source dele no mundo, soq isso ia precisar de tempo e character development pq light sources n dependem de algum "material" pra power it up mas sim depende da luz individual de todas as pessoas que vão power it up, ent cada light source representaria uma filosofia e quanto mais individuos vão aderir a ela é oq influencia a "força" de tal luz, ent o protag teria que 1: aprender essa uma verdade sobre light sources, 2: achar uma filosofia que ele msm consegue viver com e passar pra outras pessoas tambem. RE: Worldbuilding - anamarriemei - 04-03-2026 Eu comecei criando um mundo (que seria para um livro de fantasia épica) há 22 anos e não terminei. Já me resignei de que eu nunca vou terminar isso... Nem é tanto pela construção de mundo em si, é mais pelos eventos históricos mesmo. Acabou aumentando muito o escopo e eu perdi a mão. :\ (03-03-2026, 01:46 PM)Nyakout Escreveu: No que diz respeito à religião, todas as divindades desse universo são o equivalente de tulipas, pois todo o ser que pensa em algo (seja rezando ou outro tipo de pensamento forte) manda uma fagulha de energia pra essa entidade. Essas tulipas seriam tipo as tulpas que os ocultistas mencionam? RE: Worldbuilding - lonzcore - 24-03-2026 Worldbuilding é muito legal, mas eu me afasto de tentar criar uma coisa coerente e digna porque tenho problemas mantendo fidelidade com projetos Tentei fazer um mundo mais seriamente na pandemia e meio que durou dois dias até eu perder toda a vontade de escrever.Dito isso, sempre tenho alguma coisinha flutuando nas margens da cabeça. Muita coisa que vem de um pensamento bem juvenil do tipo "não seria FODA se existisse [coisa] e ela teria esse nome porque tem a ver com [outra coisa]..." que eu consigo elaborar melhor quando as regras do mundo já estão estabelecidas, tipo na Fundação SCP. A parte coletiva do worldbuilding é a mais legal. Tenho bastante carinho pelas ideias exploradas nesse SCP aqui, que foi inspirado na light novel Psycholonials. |