Classificação do tópico:
  • 1 Voto(s) - 5 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
estou fermentando minha própria bebida
Tongue 
eu ia postar esse thread no Nichos Marotos, mas gostaria que ele tivesse mais visibilidade, então estarei postando aqui

sim, é isso mesmo que você leu. eu estou fermentando a minha própria bebida, e gostaria de utilizar deste fio tanto como um diário pessoal pro meu progresso durante essa jornada, como pra qualquer conversa ou dúvidas sobre isso num geral.

domingo a noite deixei fermentando numa garrafa de plástico de 1 litro (que originalmente tinha caldo de cana com limão, hue e sim, eu limpei a garrafa bem, com água quente) a seguinte mistura:

1 litro d'água (filtrada)
o suco de 1 limão caipira (pra dar gosto)
o equivalente de 1/5 da garrafa de açúcar (fui no olhometro pra deixar a experiência melhor ainda)
2 colheres de sopa de fermento biológico seco para pães

hoje vai fazer quatro dias desde que tá lá parado no canto em cima da minha geladeira, e até agora, não tivemos muitas mudanaças, mas planejo atualizar vocês com fotos.
quando completar entre 8 a 10 dias, vou experimentar. e se der certo, vou fermentar suco pra virar vinho.

obrigado neosampa

real life and postcard views
Responder
Pô, maneiro aí. Como falei com você anteriormente, eu curto muito a ideia, só não sei até que ponto é seguro/bom fazer assimKKKKKK

Mas se em teoria ta funcionando, amém. Não lembro de ter te perguntado se funciona com outras frutas não-citricas, dá pra fazer com qualquer suco ou posso só espremer um limão em uma garrafa?

Construindo o alicerce de uma web alternativa

[Imagem: murinho.webp]
Responder
(24-07-2026, 09:25 AM)dorival Escreveu: Pô, maneiro aí. Como falei com você anteriormente, eu curto muito a ideia, só não sei até que ponto é seguro/bom fazer assimKKKKKK

Mas se em teoria ta funcionando, amém. Não lembro de ter te perguntado se funciona com outras frutas não-citricas, dá pra fazer com qualquer suco ou posso só espremer um limão em uma garrafa?

tecnicamente, o limão é completamente opcional. só tá ali pra dar um gosto. pra fermentação ocorrer, você só precisa do fermento em si né, que é a levedura, e açúcar. o fermento pega o açúcar e transforma em gás carbonico e com o tempo, alcool. 

se você fizer a mesma receita que eu fiz, mas substituir 1 litro de água por 1 litro de suco, parabéns, você fez vinho

Responder
(24-07-2026, 10:24 AM)GioCk Escreveu: se você fizer a mesma receita que eu fiz, mas substituir 1 litro de água por 1 litro de suco, parabéns, você fez vinho

nem fudendo.

sobre a garrafa, tem que ser uma de plastico ou pode ser de vidro? você tem um receita mais recomedada ou só tá indo por onde der que alege?

Responder
creio que seja ate melhor usar uma garrafa de vidro honestamente, só fui de plástico pq era o que eu tinha na hora. amanhã vou postar foto ja que vai fazer 1 semana.

de receita, segui um gringo que fez a mesma coisa que to fazendo, so que mais medido que eu

Responder
(25-07-2026, 11:22 PM)GioCk Escreveu: creio que seja ate melhor usar uma garrafa de vidro honestamente, só fui de plástico pq era o que eu tinha na hora. amanhã vou postar foto ja que vai fazer 1 semana.

de receita, segui um gringo que fez a mesma coisa que to fazendo, so que mais medido que eu

favor atualizar assim que possivel, ansioso pelos resultados.

Responder
Será que os microplásticos também são fermentados...

τὴν περιφρυγομένην ψυχὴν ἂν πολλάκι καίῃς,
φεύξετ᾽, Ἔρως: καὐτή, σχέτλι᾽, ἔχει πτέρυγας.

Se amiúde queimas uma alma que esvoaça à tua volta,
  Eros, ela foge – também tem asas, mesquinho.
Responder
(27-07-2026, 11:18 PM)tevito Escreveu: Será que os microplásticos também são fermentados...

Po real, os problemas de saude quando se fermenta numa garrafa de plastico devem ser deverosKKKKKKKKKKKKK

Responder
cavalheiros, deu 10 dias hoje, e movi o líquido para outra garrafa. cá está o resultado:

dei um gole, e ainda to vivo, então tá tudo bem. honestamente, a pior coisa disso é o gosto mesmo. como você usa fermento de pão, ele deixa um gosto que é bem característico de, advinha, pão. mas o suco de limão caipira é excelente pra dar uma quebrada nesse gosto. talvez eu esteja falando isso porque foi eu mesmo que fermentei, mas cara, não achei pior que cerveja não.

enfim, antes de tentar fermentar a cidra, eu gostaria de investir um pouco mais: talvez um próprio jarro com um air lock (não sei o nome disso em ptBR, perdão) e um fermento melhor. o problema é que, um fermento que presta mesmo fica na faixa de R$50 por fermentação. é muito caro. a essa altura eu só vou na loja e compro uma cida pronta mesmo por menos da metade do preço. então anões, se vocês tiverem recomendações de uma garrafa ou recipiente com airlock e um fermento/levedura que eu posso usar, por favor, me digam. ouvi dizer que da pra usar levedura pra cerveja pra fermentar vinho também, mas preciso testar.

notas finais: foi um experimento bacana de realizar, e deu melhor do que eu tava esperando eu acho. não sei se posso recomendar ou não, só se você também que está lendo ficou pilhadasso na ideia de fermentar teu próprio álcool. se não, não recomendo mesmo. mas enfim, é muito fácil, com resultados variantes. eu volto aqui quando começar a próxima.

Responder
Proxima vai ser de que sabor? Pessego? XD

Responder
Topic Options
Pular para o Fórum:

Usuários navegando neste tópico: 1 Convidado(s)