Classificação do tópico:
  • 1 Voto(s) - 5 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
RIICHI MAHJONG GERAL - Reis do Yakuhai
(25-02-2026, 06:29 PM)dorival Escreveu: é sim como assim

se você se refere a Riichi Mahjong, as regras iniciais dele só começaram a se formar no começo da década de 30, visto que na década de 20, ainda se jogava em grande parte a versão chinesa que foi trazida da China.

se você se refere as peças, elas também são uma invenção recente, já que o jogo original no qual mahjong se baseou utilizava um deck de cartas chinês, e as peças começaram a ser utilizadas na metade do século 19.

se você se refere ao jogo em si como ele é jogado, aí o debate se torna mais interessante, já que o deck de cartas no qual era originalmente jogado o jogo em que mahjong se baseou é de fato quase milenar a essa altura. mas não consigo achar registros de quando o jogo em si jogado com esse deck foi inventado.

de qualquer forma, o jogo não tem um milênio; longe disso.

real life and postcard views
Responder
(25-02-2026, 08:34 AM)dorival Escreveu:
(25-02-2026, 12:07 AM)tevito Escreveu: Ah, sim, Mahjong! O jogo que tinha no Windows 7 que eu amava jogar mesmo depois de ter esgotado todos os outros que vinham no sistema, mesmo sem entender nada (igual na época eu fazia com xadrez)

Daí que vem a graça, aquele mahjong é *uma* versão do mahjong. Da mesma maneira que Truco é uma versão de Baralho.

Aqui jogamos o Riichi Mahjong, um jogo milenar de 4 jogadores altamente competitivo focado em fazer mãos que nem Poker, pontos que nem Truco, organizando as peças que nem cacheta e apostando que nem 21.

É beeem complicado no começo, mas depois que você pega o jeito fica muito maneiro!!

Se você quiser podemos marcar de jogar um dia onlinekkkk

Que doidêra!!! Vou tentar aprender a jogar

τὴν περιφρυγομένην ψυχὴν ἂν πολλάκι καίῃς,
φεύξετ᾽, Ἔρως: καὐτή, σχέτλι᾽, ἔχει πτέρυγας.

Se amiúde queimas uma alma que esvoaça à tua volta,
  Eros, ela foge – também tem asas, mesquinho.
Responder
(25-02-2026, 06:35 PM)GioCk Escreveu: de qualquer forma, o jogo não tem um milênio; longe disso.

dá pra dizer quantos séculos então

Construindo o alicerce de uma web alternativa

[Imagem: murinho.webp]
Responder
(25-02-2026, 06:51 PM)tevito Escreveu: Que doidêra!!! Vou tentar aprender a jogar

Se você realmente quer tentar aprender, recomendo a série da Associação Brasileira de Mahjong, já que é em PT-BR e eu comecei por lá. Tem várias playlists, mas eu recomendo você começar pelo começo, mas qualquer coisa é só chamar tanto eu quanto o @GioCk que iremos te ajudar com certeza!

Jogamos de segundas feiras online no Mahjong Soul se você quiser participar!

Responder
(26-02-2026, 11:39 AM)dorival Escreveu: dá pra dizer quantos séculos então

na pior das hipóteses, dois séculos. na melhor das hipóteses, uns cinco.

Responder
(26-02-2026, 12:01 PM)GioCk Escreveu: na pior das hipóteses, dois séculos. na melhor das hipóteses, uns cinco.

vou falar 300 daí não é nem um nem outro, estamos de acordo?

Responder
(26-02-2026, 12:04 PM)dorival Escreveu:
(26-02-2026, 12:01 PM)GioCk Escreveu: na pior das hipóteses, dois séculos. na melhor das hipóteses, uns cinco.

vou falar 300 daí não é nem um nem outro, estamos de acordo?

de acordo.

Responder
Topic Options
Pular para o Fórum:

Usuários navegando neste tópico: 1 Convidado(s)