Classificação do tópico:
  • 1 Voto(s) - 5 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Lei Felca
Sad 
Espero que esse tópico não resulte em nenhuma treta ou algo parecido. A intenção de criá-lo é apenas para discutirmos, de forma sadia, a respeito do assunto que anda bem relevante para nós, brasileiros.

Não sei se é necessário explicar o que está rolando, mas resumidamente: em agosto do ano passado, Felca, um youtuber brasileiro, decidiu postar em seu canal um vídeo chamado adultização. O vídeo é bem pesado, envolve um assunto que é capaz de dar gatilhos em algumas pessoas, mas o resumindo de uma maneira leve, é basicamente uma denúncia feita pelo próprio Felca, onde ele comenta casos específicos de crianças sendo tratadas precocemente como se fossem adultas, sendo exploradas por gente mais velha e/ou expostas na Internet de forma inadequada, de pais que forçam crianças a gravarem vídeos para o YT, além de comentar a respeito do conteúdo impróprio do influenciador Hytalo Santos, que envolvia menores de idade. O vídeo do Felca foi feito de maneira até que bem profissional, onde tem até um trecho do mesmo onde uma psicóloga aparece comentando a respeito do que foi mostrado.

Enfim, muito provavelmente porque o canal do Felca é bem popular aqui no Brasil, a repercussão do vídeo foi além do próprio YouTube, e chegou a chamar a atenção da mídia e do Governo brasileiro. Foi assim então que, em 17 de março desse ano, o governo do nosso país colocou em vigor a "Lei Felca", ou "ECA Digital", a Lei nº 15.211/2025. Essa lei envolve a proibição de jogos online com mecânicas de lootboxes para menores de 16 anos, e obriga a verificação de identidade do usuário para sites e plataformas consideradas impróprias para menores de idade.

Nem preciso dizer que já estamos sofrendo os efeitos dessa nova lei. Não faz muito tempo, por exemplo, mas o @dorival fez um tópico aqui no NeoSampa que comenta sobre o Discord querer adotar a política de realizar reconhecimento facial de seus usuários brasileiros.

Mas assim, minha sincera opinião sobre o assunto é que: já que pais e responsáveis aqui do Brasil possuem o péssimo costume de deixarem suas crianças sozinhas, infelizmente uma lei assim acaba se tornando necessária. Não existe espaço na Internet que seja seguro para que menores de idade naveguem sozinhos, nem mesmo nos jogos online voltados para um público mais novo. Porém, fico preocupado com as táticas de verificação de idade. Um medo que tenho é de realizar algum tipo de reconhecimento facial, ou de mandar cópias digitais de meus documentos para algum site, e estar alimentando alguma IA qualquer com meus dados pessoais, sem o meu consentimento. Além disso, é uma chatice ter que seguir toda essa burocracia toda para provar a minha maioridade, só porque eu quis acessar algum site específico.

Dito tudo isso, eu queria aqui comentar sobre uma frustração pessoal a respeito dessa lei. Sou um usuário do famoso site NewGrounds, e descobri, de uma maneira bem desagradável, que o site também mudou suas políticas para atender as exigências do governo brasileiro. Antes, qualquer pessoa que tinha um cadastro no site podia acessar qualquer conteúdo considerado como para maiores de 18 anos. Agora, pelo menos até o momento, se você é brasileiro, mesmo se você indicar por meio de sua data de nascimento que é maior de idade, o site te redireciona a essa página mostrada aqui:

[Imagem: HFHA5araAAA3Gva?format=jpg&name=medium]

Meu dinheiro é curto. Não dá pra eu ficar o gastando com assinatura para eu me tornar um apoiador...  Sad

"You always were a kidder, Steve."
Responder
não sei se tenho muito a adicionar no tópico da discussão da Lei Felca em si além de que eu fundamentalmente discordo, e só vou dizer que os pais hoje em dia estão culpando todos em sua volta antes de culparem a si mesmos. se eu deixo meu filho navegar a internet sem curar o conteúdo que ele consome, eu estou pedindo pra que ele se depare com conteúdo que não devia. sempre existiram ferramentas de controle de conteúdo para os pais, seja por parte do próprio roteador bloquear sites, ou controlar mais o que seu filho consome e faz. enfim

(07-04-2026, 07:59 PM)AbcTheHuman Escreveu: Dito tudo isso, eu queria aqui comentar sobre uma frustração pessoal a respeito dessa lei. Sou um usuário do famoso site NewGrounds, e descobri, de uma maneira bem desagradável, que o site também mudou suas políticas para atender as exigências do governo brasileiro. Antes, qualquer pessoa que tinha um cadastro no site podia acessar qualquer conteúdo considerado como para maiores de 18 anos. Agora, pelo menos até o momento, se você é brasileiro, mesmo se você indicar por meio de sua data de nascimento que é maior de idade, o site te redireciona a essa página mostrada aqui:

Meu dinheiro é curto. Não dá pra eu ficar o gastando com assinatura para eu me tornar um apoiador...  Sad

sinto muito por isso. em certa parte respeito o newgrounds por não ser intrusivo e pegar o documento/facial dos usuários, mas pra quem não tem como pagar, fica difícil. já tentou burlar usando um VPN? tem VPNs gratuitos como o ProtonVPN que funcionam até onde eu sei. talvez valha a pena testar. boa sorte!

real life and postcard views
Responder
(09-04-2026, 10:39 AM)GioCk Escreveu: já tentou burlar usando um VPN? tem VPNs gratuitos como o ProtonVPN que funcionam até onde eu sei. talvez valha a pena testar. boa sorte!

Nossa, pode crer. Não sei se vai funcionar, mas posso tentar fazer isso mesmo.

Valeu pela dica! Big Grin

Responder
Eu só acho interessante o fato de que um dos aspectos da Lei é não ser autorizado loot boxes em jogos com acesso -18 e league of legends preferiu fazer verificação +18 invés de retirar lootboxes apesar do mercado grande que a riot tem no Brasil.

Se tá rodando, eu tô jogando.  Cool
Responder
TL;DR

Não gosto e acho cafona. Governo mal, Empresa mal e mim não gostar pedofilia.

Agora o textão da pega

Como muitos aqui sabem, eu sou muito antagônico em relação a mídias/redes sociais. E sinto que novamente, se seguirmos o rastro do dinheiro, as "crianças" são a nova cortina de fumaça como as "drogas" foram na época da guerra fria. No fundo no fundo isso tudo é só para desviar a atenção do que de fato está acontecendo e o quê de fato eles (Os engravatados no poder) querem fazer.

Por exemplo, como o ABC mesmo comentou do meu tópico, o Discord com scaneamento facial. O caso foi bem mais fundo depois de minha publicação inicial, comprovando que o escaneamento seria feito por meio de terceiros com uma empresa chamada Persona, que é uma emmpresa do Peter Theil, fundador da  "Palantir" e "amigo" do Epstein.

Logo após minha original publicação, um rastro da Meta para financiamento de um lobby nos estados unidos para passar leis de verificação de idade no nível de sistema operacional.

fonte: tboteproject

Isso também aconteceu aqui no Brasil, fora a lei Felca. Palantir, a empresa que mencionei do Peter Theil tendo trabalhado com a Globo para ver o comportamendo de telespectadores, dentre outras situações. Tendo também investido pesado na Nubank, Itaú e Santander. Tendo acesso direto as transações, informações legais dentre outras coisas de seus clientes Tupiniquins. 

fonte: Surveillance Findings do tboteproject

Resumo da ópera, eu sou antagônico a qualquer tipo de restrição imposta pelo governo a decidir o que eu posso/não posso ver. Eu entendo quando algo que inflinge na liberdade de outro alguém como "Café Pelé" ou "Comércio de Armas Paralelas" ou até "Substâncias de Origem duvidosa" (Falando assim pra não ativar os bots do google) sejam crimes, até consigo entender o argumento legal contra pirataria. Mas no fundo no fundo, essas leis de "segurança digital" não são nada mais nada menos que meios para controle de informação.

Eu defendo que, ao meu entender atual, isso tudo faz parte de planos de grandes corporações para conseguir mais informações sobre os individuos para então melhor conseguir controlar o que eles vêem, consomem e enfim reproduzem. Para treinar I.A.s mais "criveis", com conteúdo mais direcionado (vide TungTungSahur) assim criando um maior comodismo e conformismo com a situação atual mundial socio-política e econômica.

Como o Brasil já é e sempre foi um país corporativista, acredito que fomos feitos de "cobaia" para o mundo. Servindo de eventual exemplo de "Tutorial" para outros países saberem como implantar tais legislações.

Minha Conclusão (ou TL;DR 2):

É tudo cortina de fumaça. Tudo pra esconder as reais intenções. Eu sei que tudo isso parece teoria da conspiração e talvez até seja. Mas eu não gosto de como as coisas estão indo.

Construindo o alicerce de uma web alternativa

[Imagem: murinho.webp]
Responder
E eu esqueci, quem quiser um VPN bom e barato (já que VPNs gratuitos não são muito confiaveis) eu 10000% recomendo o Mullvad.

Mas como o Gio falou, se for pra usar um grátis, use o ProtonVPN que é o "menos pior." NÃO USE O DO OPERA (em geral não use o Opera)

Construindo o alicerce de uma web alternativa

[Imagem: murinho.webp]
Responder
(09-04-2026, 10:39 AM)GioCk Escreveu: já tentou burlar usando um VPN? tem VPNs gratuitos como o ProtonVPN que funcionam até onde eu sei. talvez valha a pena testar. boa sorte!

Update rápido: sim, utilizei uma VPN por aqui, e realmente essa estratégia acabou funcionando na NewGrounds. Big Grin

Responder
Topic Options
Pular para o Fórum:

Usuários navegando neste tópico: 1 Convidado(s)