Classificação do tópico:
  • 1 Voto(s) - 5 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
RIICHI MAHJONG GERAL - Reis do Yakuhai
Konichua NeoSampa-san!

Apresento para vocês o Mahjong Geral, a zona de contenção área para todos os Mahjonguistas do NeoSampa!

Onde Jogar?
riichiadvanced -> mesa simples para jogar com amigos
mahjongsoul -> Gacha Nojento de Anime #1 (onde geral joga)
tenhout.net -> É um pai de família divorciado no interior do japão? Esse é o site para você!

Recursos:
riichi.wiki -> Wiki de Riichi Mahjong
Aulas em PT-BR da ABM
-> Curso gratuito muito bom feito pelo Amauri
Aulas em ENG -> Curso gratuito legalzinho de um gringo aí
Lista de Yakus -> Cola rápida de todos os Yakus do Jogo
Mahjong Efficiency Trainer -> Treinador de Eficiência de Mahjong por Euophrys.

Literatura & mais:
RiichiBook
 -> Livro gratuito sobre estratégia intermediária
Japanese Mahjong Strategy -> Coletânea de artigos sobre diversas táticas do jogo (recomendado pelo pessoal da CMC) Troxa

Responder
Progresso da minha leitura do Riichi Book 1 de Daina Chiba:
246/278

Chap 9.4.3

Citação:[color=oklab(0.906424 -0.000235766 -0.0028885)]Each time you take a tile from the facing player (toimen) with a pon (or kan) call, the left player’s (kamicha) turn gets skipped. Likewise, each time you take a tile from the right player (shimocha) with pon/kan, the facing player’s turn gets skipped. At the same time, the right player will have an additional chance to draw a tile in either of the two instances. In this sense, your act of calling pon/kan benefits the right player while penalizing the left and the facing players. It is useful to keep this in mind in making a melding choice, especially when the benefit of melding only slightly outweighs the benefit of keeping the hand closed in terms of tile efficiency. For example, when you are North, you should not meld as aggressively because doing so will benefit the dealer. Likewise, when you are South, you should try to call pon from the facing player (North) rather than from the left player (East), so that you can penalize the dealer. The same is true when there is a clear front-runner in the game. When your right player is much ahead of the game, you should try to have a closed hand rather than a melded hand. On the other hand, when your left player is leading the game, you should meld a bit more aggressively so you can penalize him.

Seating-related tip 1
When your right player is the dealer and/or the front-runner, try not to call pon too much.
[/color]

Acho maneiro o conceito de pular ou não o turno de jogadores estratégicamente, não tinha pensado nisso anteriormente porém agora levarei em consideração em próximos jogos.  Tongue  

Logo em seguida o livro comenta sobre sempre descartar primeiro o vento do seu Shimocha (jogador da sua direita) para caso ele faça um Pon de seu vento, não ser por exemplo do jogador a frente dele, já que isso acabaria resultando em você perder uma rodada.

Dar prioridade para um vento inútil (de outros jogadores) nunca foi algo que passou por minha cabeça, já que eu pensei que todos eram iguais, mas ter essa dica mudou mto como eu vejo os meus discarteskkkk
Responder
podemos fazer jogatinas organizadas do forum uma vez por semana se a galera tiver interesse.
inclusive, acho que seria bom editar a postagem pra ser formatada em volta de "Onde começar?".
assumo que a maioria da galera daqui não tá muito manjada de Mahjong, e seria melhor abraçar novos integrantes do culto.

real life and postcard views
Responder
(18-01-2026, 09:17 PM)GioCk Escreveu: podemos fazer jogatinas organizadas do forum uma vez por semana se a galera tiver interesse.
inclusive, acho que seria bom editar a postagem pra ser formatada em volta de "Onde começar?".
assumo que a maioria da galera daqui não tá muito manjada de Mahjong, e seria melhor abraçar novos integrantes do culto.

Concordo com você em organizar jogatinas, talvez embutir com o Clube Zona Sul? Já que jogamos segundas feiras às 20hr XD

Mas sobre a formatação, seguiriamos no formato atual porém com links atualizados para tutoriais e cursos? Talvez artigos?
Responder
Edu desgraçado

Responder
(19-01-2026, 09:19 PM)dorival Escreveu: Edu desgraçado
eu amo mahjong  sorriso
Responder
(21-01-2026, 12:44 PM)edu Escreveu: eu amo mahjong  sorriso

elimimou o Hydroks, então tem meu suporte.

Responder
Foto da jogatina de ontem no dojo da Associação Brasileira de Mahjong, sofri pra decidir qual descarte fazer e acabei descartando o 5 man. O Amauri bateu com um pinfu-nomi se não me engano de ron do Gio mas ainda não sei se foi a decisão correta.

Responder
Mano eu tava aprendendo a jogar esse jogo, achei muito daora... Só que eu sou teimoso e fui jogar o Mahjong solitarie SEM GUIA ALGUM... Demorei 20 min para entender KKKKKKKKK eu não sabia jogar até então mas completei meu primeiro Mahjong, mas parece bem divertido

pão de alho
Responder
(21-01-2026, 01:27 PM)dorival Escreveu: Foto da jogatina de ontem no dojo da Associação Brasileira de Mahjong, sofri pra decidir qual descarte fazer e acabei descartando o 5 man. O Amauri bateu com um pinfu-nomi se não me engano de ron do Gio mas ainda não sei se foi a decisão correta.

decisão difícil mesmo, tem muita coisa pra se fazer. mas eu honestamente descartaria o 3-man. você se elimina de uma das suas duplas (você tem 3 duplas, não precisa), e mantém a sequencia (345-man) e permanece com uma dupla/espera dupla/trinca (5556-man). o resto do jogo ali tá feito na minha opinião e não precisa mexer (33-sou, tua dupla, 567-sou, um meld já feito, 56-pin, espera dupla)

(21-01-2026, 02:05 PM)scareev Escreveu: Mano eu tava aprendendo a jogar esse jogo, achei muito daora... Só que eu sou teimoso e fui jogar o Mahjong solitarie SEM GUIA ALGUM... Demorei 20 min para entender KKKKKKKKK eu não sabia jogar até então mas completei meu primeiro Mahjong, mas parece bem divertido

sem querer ser chato, mas o tópico é pra Riichi Mahjong e não Mahjong solitaire... são dois jogos diferentes, acredite

Responder
Topic Options
Pular para o Fórum:

Usuários navegando neste tópico: 1 Convidado(s)