Classificação do tópico:
  • 1 Voto(s) - 4 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Processos de criação
uso muito o Google Docs pra basicamente todos os meus projetos pessoais, desde a minha mesa de RPG até o meu jogo de RPG Maker, e etc. até pro meu hobby de criação de línguas, o Excel me serviu bem (sim, acredite se quiser. mas é muito fácil usar as células pra um dicionário, e etc)
pra projetos diferentes, como meu worldbuilding, eu usei o MediaWiki, software de Wikis que a Wikipedia usa. e não vou mentir, se organizar com uma Wiki é diferente e funciona muito bem, mas vai depender muito do seu flow.
por fim, todos os projetos acima contaram com o auxílio do meu querido Quadro Branco. essa fantástica ferramenta me permite organizar meus pensamentos de forma básica, rápida, direta, prática, simples e uns outros 8 adjetivos aí que poderiam vir a calhar. to preso pensando em como prosseguir com a minha historia? joga no quadro branco e faz um toró de ideias sozinho e rapidão.

mas note-se que todos os exemplos acima foram pra projetos em grande parte pessoais ou de pequeno escopo, e basicamente todos trabalhos criativos. se você tiver fazendo um trabalho pra facul, ou outras coisas mais sérias(?), não sei se serviria. mas de qualquer modo, espero ter ajudado.

real life and postcard views
Responder
Topic Options
Pular para o Fórum:

Mensagens neste tópico
Processos de criação - por tevito - 20-07-2026, 11:56 PM
RE: Processos de criação - por dorival - 22-07-2026, 09:53 AM
RE: Processos de criação - por tevito - 27-07-2026, 11:24 PM
RE: Processos de criação - por GioCk - 23-07-2026, 02:01 PM
RE: Processos de criação - por dorival - 24-07-2026, 09:47 AM

Usuários navegando neste tópico: 1 Convidado(s)