Classificação do tópico:
  • 1 Voto(s) - 4 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Processos de criação
Recentemente (ontem) eu decidi tirar a poeira do Obsidian, um software de organização de notas baseado em hyperlinks que baixei e fiquei meses sem usar, o que me tirou completamente do ciclo de procrastinação em que eu tava pra terminar um trabalho da faculdade. Isso porque o funcionamento dele encoraja uma organização de notas não-linear que faz mais sentido com o meu processo de pensamento do que simplesmente um docx, por exemplo

Isso me lembrou de como uma colega minha da faculdade comentou que ela começa a escrever um trabalho, imprime, recorta os parágrafos e reorganiza eles no chão pra descobrir a melhor ordem e daí edita eles no docs (uma técnica que depois eu descobri que a Patti Smith e o David Bowie usavam pra composição musical)

Me vem em mente então o tema desse tópico: quais métodos idiossincráticos você usa pra criação que quer compartilhar com o resto da comunidade? Seja pra coletar bibliografia/inspiração, organizar pensamentos, fazer decisões; seja pra textos, artes, música, o que te ajuda no intermédio entre ter ideias e botar a mão na massa?

τὴν περιφρυγομένην ψυχὴν ἂν πολλάκι καίῃς,
φεύξετ᾽, Ἔρως: καὐτή, σχέτλι᾽, ἔχει πτέρυγας.

Se amiúde queimas uma alma que esvoaça à tua volta,
  Eros, ela foge – também tem asas, mesquinho.
Responder
Topic Options
Pular para o Fórum:

Mensagens neste tópico
Processos de criação - por tevito - 20-07-2026, 11:56 PM
RE: Processos de criação - por dorival - 22-07-2026, 09:53 AM
RE: Processos de criação - por tevito - 27-07-2026, 11:24 PM
RE: Processos de criação - por GioCk - 23-07-2026, 02:01 PM
RE: Processos de criação - por dorival - 24-07-2026, 09:47 AM

Usuários navegando neste tópico: 1 Convidado(s)