Classificação do tópico:
  • 3 Voto(s) - 5 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
RPG Maker
(20-03-2026, 01:17 AM)tevito Escreveu: Como começar a falar dessa pedra angular da cultura de internet dos anos 2010?
Vocês têm algum jogo favorito feito em alguma das várias versões do RPG Maker?
Eu gosto muito da série Fear & Hunger.

Aliás, alguém aqui já tentou fazer alguma coisa na engine? Confesso que pensei em fazer esse fio não só pra discutir esse assunto que eu gosto, mas também porque pensei... com tanta gente metida com programação e projetos criativos por aqui... e se a gente fizesse um mini jogo de RPG Maker? Só pelo lulz? Cosa pensi?

RPG Maker é bem versatil pra fazer jogos simples ent tem uma seleção bem grande de jogos de RPG maker pra falar sobre  Big Grin, primeiramente Funger é peak (os 2 jogos) ent é uma otima escolha pra falar de jogos de RPG maker mais modernos especialmente pq eu diria que ele é quem mais puxa o RPG maker em termos doq vc pode fazer no jogo.

Diria que highlights pra jogos de RPG maker são os classicos de terror (IB, Ao oni, Mad Father, Misao, Witch's House, The Crooked Man) pq msm sem o elemento de RPG no RPG maker, eles ainda mostram o potencial de story telling que a engine em si tem e como qqlr um pode fazer um jogo msm sem uma ideia de gameplay muito complexa, n só isso mas jogos mais recentes tbm como One Shot (shush ele é recente.) faz um trabalho fenomenal em contar sua historia, botando um real sentimento de urgencia quando vc joga ele.

Pessoalmente eu acho que é impossivel de n mencionar esse jogo quando fala de RPG maker games, especialmente com o impacto que ele teve quando saiu e eu diria que é meu favorito porem de um jeito meio amargo, o jogo que eu estou falando sobre é Omori, n é o jogo perfeito mas na epoca que ele saiu realmente fez um impacto pela sua historia, gameplay até que bom e em geral muito criativo no jeito que o jogador consegue interagir com o mundo sendo um blend de yume nikki com algo mais grounded tbm, although eu acho que ele é um jogo fenomenal eu tbm acho que é meio difficil de gostar dele ou se quer recomendar o jogo com tudo que a criadora do jogo, Omocat, teve dito dps do lançamento do jogo e como o comportamento dela n parece ter mudado, despite all of that eu ainda diria que Omori é um dos jogos de RPG maker mais importantes hj em dia e pessoalmente é um jogo que me marcou na minha vida tbm, mas eu n consigo de nenhum jeito recomendar esse jogo pra outra pessoa, se ainda te interessa pirateie o jogo e n de support pra criadora.

Wrapping it up eu diria que RPG maker é uma engine muito boa pra fazer jogos focados em historia mas infelizmente eu n vejo muitos bons exemplos de RPG Gameplay centered games feito na engine, oq acaba fazendo com que RPG maker é mais um nicho pra pessoas que tem paixão em escrita e menos pra quem tem paixão em gameplay de RPG em si já que acaba sendo muito basico e pra code qqlr coisa mais interessante na engine é só mais facil usar outra engine pra fazer seu RPG (caso RPG maker n tenha oq vc quer), raramente tem algo interessante e quando tem algo interessante n é algo TÃO inovador ou tem profundidade em gameplay que nem Lisa the painful, por isso que jogos que nem Funger acabam saindo da communidade de nicho de RPG maker, n só é muito bom no departamento de escrita e arte, mas tbm é exemplar em como ele usa tudo possivel da propria engine de RPG maker pra fazer uma gameplay interessante.

Achei a ideia de criar um jogo de RPG maker do NeoSampa interessante, seria engraçado um SAMPA QUEST e dps um remake chamado NEOSAMPA QUEST or something kkkkkkkk, eu sei que algumas pessoas aq já mexeram no RPG maker (eu não lmao) ent quem sabe talvez isso va pra algum lugar interessante? com tudo isso dito uma ultima pergunta, pq vc é italiano? kkkkkkkkkk

And that's the tale of the NeoSampa Cretin  Sleepy
Responder
Topic Options
Pular para o Fórum:

Mensagens neste tópico
RPG Maker - por tevito - 20-03-2026, 01:17 AM
RE: RPG Maker - por Nyakout - 20-03-2026, 07:32 AM
RE: RPG Maker - por GaIaxysWitch - 20-03-2026, 10:26 AM
RE: RPG Maker - por Cygnus - 20-03-2026, 10:34 AM
RE: RPG Maker - por GioCk - 20-03-2026, 10:41 AM
RE: RPG Maker - por Kromick - 20-03-2026, 03:15 PM
RE: RPG Maker - por AbcTheHuman - 26-03-2026, 06:41 PM

Usuários navegando neste tópico: 1 Convidado(s)