Recentemente (ontem) eu decidi tirar a poeira do Obsidian, um software de organização de notas baseado em hyperlinks que baixei e fiquei meses sem usar, o que me tirou completamente do ciclo de procrastinação em que eu tava pra terminar um trabalho da faculdade. Isso porque o funcionamento dele encoraja uma organização de notas não-linear que faz mais sentido com o meu processo de pensamento do que simplesmente um docx, por exemplo
Isso me lembrou de como uma colega minha da faculdade comentou que ela começa a escrever um trabalho, imprime, recorta os parágrafos e reorganiza eles no chão pra descobrir a melhor ordem e daí edita eles no docs (uma técnica que depois eu descobri que a Patti Smith e o David Bowie usavam pra composição musical)
Me vem em mente então o tema desse tópico: quais métodos idiossincráticos você usa pra criação que quer compartilhar com o resto da comunidade? Seja pra coletar bibliografia/inspiração, organizar pensamentos, fazer decisões; seja pra textos, artes, música, o que te ajuda no intermédio entre ter ideias e botar a mão na massa?
τὴν περιφρυγομένην ψυχὴν ἂν πολλάκι καίῃς,
φεύξετ᾽, Ἔρως: καὐτή, σχέτλι᾽, ἔχει πτέρυγας.
Se amiúde queimas uma alma que esvoaça à tua volta,
Eros, ela foge – também tem asas, mesquinho.
Hoje em dia me considero bem mais organizado do que era antes, mas ainda não acho que tenho um método tão bom assim.
Ja tentei todos esses programinhas de organização mental/produtividade tipo Obsidian e Notion (ate outros como Logseq e zettlr) mas nada me satisfez. Hoje em dia sou bem macaco mesmo, escrevo em arquivos Markdown puro e vou organizando em pastas no meu computador até gostar mesmo.
Alguns projetos colaborativos eu uso o Google Docs mesmo só pra passar arquivos pra lá e pra cá entre outras pessoas sem perder a cabeça. Mas para mim, organizar tudo de uma maneira padronizada no *meu* pc tem sido melhor opção.
Para acessar entre outros computadores eu tenho usado o syncthing que sincroniza a minha pasta de projetos/documentos/etc entre dispositivos sem eu ter que ficar manualmente copiando arquivo por arquivo.
Tanto na minha empresa, projetos artisticos e coisas como o meu site/NeoSampa/CZS vem dando certo pra mim!
Construindo o alicerce de uma web alternativa
![[Imagem: murinho.webp]](https://dorival.neocities.org/img/murinho.webp)
uso muito o Google Docs pra basicamente todos os meus projetos pessoais, desde a minha mesa de RPG até o meu jogo de RPG Maker, e etc. até pro meu hobby de criação de línguas, o Excel me serviu bem (sim, acredite se quiser. mas é muito fácil usar as células pra um dicionário, e etc)
pra projetos diferentes, como meu worldbuilding, eu usei o MediaWiki, software de Wikis que a Wikipedia usa. e não vou mentir, se organizar com uma Wiki é diferente e funciona muito bem, mas vai depender muito do seu flow.
por fim, todos os projetos acima contaram com o auxílio do meu querido Quadro Branco. essa fantástica ferramenta me permite organizar meus pensamentos de forma básica, rápida, direta, prática, simples e uns outros 8 adjetivos aí que poderiam vir a calhar. to preso pensando em como prosseguir com a minha historia? joga no quadro branco e faz um toró de ideias sozinho e rapidão.
mas note-se que todos os exemplos acima foram pra projetos em grande parte pessoais ou de pequeno escopo, e basicamente todos trabalhos criativos. se você tiver fazendo um trabalho pra facul, ou outras coisas mais sérias(?), não sei se serviria. mas de qualquer modo, espero ter ajudado.
real life and postcard views
(23-07-2026, 02:01 PM)GioCk Escreveu: por fim, todos os projetos acima contaram com o auxílio do meu querido Quadro Branco. essa fantástica ferramenta me permite organizar meus pensamentos de forma básica, rápida, direta, prática, simples e uns outros 8 adjetivos aí que poderiam vir a calhar. to preso pensando em como prosseguir com a minha historia? joga no quadro branco e faz um toró de ideias sozinho e rapidão.
Tava pensando em pegar um quadro branco pra mim, concordo que o toró de ideias ajuda muito mas acho que pra organização até do dia a dia deve ser fenomenal. Isso ou um daqueles murais de cortiça pra prender post-its (nao sei o nome correto) acho que seria maneiro.
Construindo o alicerce de uma web alternativa
![[Imagem: murinho.webp]](https://dorival.neocities.org/img/murinho.webp)
27-07-2026, 11:24 PM
(Este post foi modificado pela última vez em: 27-07-2026, 11:26 PM por tevito.)
(22-07-2026, 09:53 AM)dorival Escreveu: Hoje em dia me considero bem mais organizado do que era antes, mas ainda não acho que tenho um método tão bom assim.
Ja tentei todos esses programinhas de organização mental/produtividade tipo Obsidian e Notion (ate outros como Logseq e zettlr) mas nada me satisfez. Hoje em dia sou bem macaco mesmo, escrevo em arquivos Markdown puro e vou organizando em pastas no meu computador até gostar mesmo.
Alguns projetos colaborativos eu uso o Google Docs mesmo só pra passar arquivos pra lá e pra cá entre outras pessoas sem perder a cabeça. Mas para mim, organizar tudo de uma maneira padronizada no *meu* pc tem sido melhor opção.
Para acessar entre outros computadores eu tenho usado o syncthing que sincroniza a minha pasta de projetos/documentos/etc entre dispositivos sem eu ter que ficar manualmente copiando arquivo por arquivo.
Tanto na minha empresa, projetos artisticos e coisas como o meu site/NeoSampa/CZS vem dando certo pra mim!
Eu boto muita fé nisso de organizar as coisas no próprio computador, muitas vezes file manager organizado já é o bastante (coisa que não consigo fazer)
Não conhecia o syncthing, parece interessante, vou der uma bizoiada!
(23-07-2026, 02:01 PM)GioCk Escreveu: uso muito o Google Docs pra basicamente todos os meus projetos pessoais, desde a minha mesa de RPG até o meu jogo de RPG Maker, e etc. até pro meu hobby de criação de línguas, o Excel me serviu bem (sim, acredite se quiser. mas é muito fácil usar as células pra um dicionário, e etc)
pra projetos diferentes, como meu worldbuilding, eu usei o MediaWiki, software de Wikis que a Wikipedia usa. e não vou mentir, se organizar com uma Wiki é diferente e funciona muito bem, mas vai depender muito do seu flow.
por fim, todos os projetos acima contaram com o auxílio do meu querido Quadro Branco. essa fantástica ferramenta me permite organizar meus pensamentos de forma básica, rápida, direta, prática, simples e uns outros 8 adjetivos aí que poderiam vir a calhar. to preso pensando em como prosseguir com a minha historia? joga no quadro branco e faz um toró de ideias sozinho e rapidão.
mas note-se que todos os exemplos acima foram pra projetos em grande parte pessoais ou de pequeno escopo, e basicamente todos trabalhos criativos. se você tiver fazendo um trabalho pra facul, ou outras coisas mais sérias(?), não sei se serviria. mas de qualquer modo, espero ter ajudado.
Grande ideia!!
Meu irmão tinha um de vidro no quarto dele, eu gostava de às vezes espiar e ver uma versão anotada dos últimos pensamentos que ele tava tentando organizar.
τὴν περιφρυγομένην ψυχὴν ἂν πολλάκι καίῃς,
φεύξετ᾽, Ἔρως: καὐτή, σχέτλι᾽, ἔχει πτέρυγας.
Se amiúde queimas uma alma que esvoaça à tua volta,
Eros, ela foge – também tem asas, mesquinho.
|