Classificação do tópico:
  • 3 Voto(s) - 5 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
RPG Maker
Como começar a falar dessa pedra angular da cultura de internet dos anos 2010?
Vocês têm algum jogo favorito feito em alguma das várias versões do RPG Maker?
Eu gosto muito da série Fear & Hunger (principalmente do segundo jogo, 'Termina', que é surpreendentemente bem feito e está na pica relatada)

[Imagem: 95d525b86326f542aa62c992f52e88737890f10e.pnj]
Eu também gostava de acompanhar um jogo brasileiro que tava em desenvolvimento há uns anos chamado Ekorella, acho que conheci em algum vídeo do Amdré Young. Faz uns anos que não procuro atualização, mas acho que o projeto tá de pé e cada vez mais caprichado.
[Imagem: ss_33caf8b76d20415f7a9e7bfeeef4e1496cfc7...1770773257]
Aliás, alguém aqui já tentou fazer alguma coisa na engine?
Confesso que pensei em fazer esse fio não só pra discutir esse assunto que eu gosto, mas também porque pensei... com tanta gente metida com programação e projetos criativos por aqui... e se a gente fizesse um mini jogo de RPG Maker? Só pelo lulz? Cosa pensi?

τὴν περιφρυγομένην ψυχὴν ἂν πολλάκι καίῃς,
φεύξετ᾽, Ἔρως: καὐτή, σχέτλι᾽, ἔχει πτέρυγας.

Se amiúde queimas uma alma que esvoaça à tua volta,
  Eros, ela foge – também tem asas, mesquinho.
Responder
Eu cheguei a mexer com RPG maker bastante lá pra 2015/2016, até participava de um fórum.
Os jogos que mais me interessam hoje em dia são alguns projetos nsfw que ou puxam um pouco os limites da engine com mecânicas e UI's únicas e projetos menores de alguns artistas nsfw que mostram a acessibilidade da ferramenta.

Agora em termos de jogos normais eu gostava mais dos projetos voltados a comédia, um deles que me marcou bastante foi Makoto e o Pacote de Cheetos. (O conceito de costa leste do zibabwe me faz rir até hoje.)

Alguns projetos de terror me chamam a atenção também, alguns dos quais até cheguei a jogar (Witche's House e IB) mas não terminei, outros eu só ouvi falar como os primeiros Corpse Party, Mad Father, Ao Oni, Yume Nikki, etc. Um YouTubers gringo (Thafnine) fez um vídeo longo falando de alguns que é um bom ponto de partida e onde eu descobri a maioria desses.

Quanto a projetos eu já iniciei vários, mas meu déficit de atenção não diagnosticado não me permite continuar e também ao longo do tempo nunca desenvolvi nenhuma habilidade em particular já que não consegui focar em algum aspecto. Até pensei em tentar participar de projetos em grupo, mas minhas habilidades de socialização são ainda piores que as minhas de game design.

Se tá rodando, eu tô jogando.  Cool
Responder
Sempre fui muito fã dos jogos feitos em RPG Maker nas minhas épocas que era mais nova, principalmente os de terror, que o Nyakout comentou sobre. Adorava ver youtubers como ElectronicDesireGE (alanzoka :p) jogando esses jogos quando ainda existiam let's plays fora de streams.

Hoje em dia eu ainda acho bem interessante, sendo uma engine de jogos mais ou menos limitada porém com um potencial grande caso você aprenda o método de scripting que ele tem. Eu gostava de zoar bastante com o programa só com o sistema básico de eventos que ele tinha mesmo, onde você colocara textos e variáveis e personagens se mexendo... Eu achava bem divertido apenas colocar algo no programa e ver funcionando. Era mágico! Hoje em dia esse interesse me impulsionou para tentar gamedev de scripting mesmo. Mas eu nunca mexi com isso no RPG Maker em sí, gostava de baixar Plugins para essas coisas.

Há dois projetos recentes que me vem em mente quando penso sobre o RPG Maker; sendo um deles o In Stars And Time, um jogo francês que revolve ao conceito do personagem principal estar preso num timeloop e ter que descobrir como sair, junto com um sistema de combate de RPS bem simplezinho porém charmoso.

Eu achei um jogo bem legalzinho, mesmo se acho que a escrita pode ser meio fraca para algumas pessoas - me lembra bastante prose de Tumblr. Não acho que devia ser algo que desanime as pessoas de jogar o jogo, porém. Sempre deve se checar algo por sí mesmo para ver se você realmente vai gostar. ^_^

O outro é Look Outside, pessoalmente um dos meus GOTYs do ano passado, onde você é um desempregado que precisa sobreviver a um evento horroroso onde qualquer pessoa que olha para fora do seu condomínio vira um monstro horripilante.

O jogo tem um estilo de pixelart bem interessante, e além dos designs body horror que eu amo, ele tem surpreendentemente uma história bem bonita sobre comunidade e essas coisas - o jogo foi feito um tempo depois da pandemia, então sinto que tem leves inspirações sobre isso no projeto.

Se você quer me conhecer melhor, esse é um jogo que eu recomendaria de coração.

Alias, amo a música desse jogo demais.

Para alguém que conhece a engine como eu, ver esses jogos parece algo mágico, já que eles empurram a limitação do programa por si só em vários lugares. É bem inspirador! Não há muito que seja parecido.
Responder
(20-03-2026, 01:17 AM)tevito Escreveu: Como começar a falar dessa pedra angular da cultura de internet dos anos 2010?
Vocês têm algum jogo favorito feito em alguma das várias versões do RPG Maker?
Eu gosto muito da série Fear & Hunger.

Aliás, alguém aqui já tentou fazer alguma coisa na engine? Confesso que pensei em fazer esse fio não só pra discutir esse assunto que eu gosto, mas também porque pensei... com tanta gente metida com programação e projetos criativos por aqui... e se a gente fizesse um mini jogo de RPG Maker? Só pelo lulz? Cosa pensi?

RPG Maker é bem versatil pra fazer jogos simples ent tem uma seleção bem grande de jogos de RPG maker pra falar sobre  Big Grin, primeiramente Funger é peak (os 2 jogos) ent é uma otima escolha pra falar de jogos de RPG maker mais modernos especialmente pq eu diria que ele é quem mais puxa o RPG maker em termos doq vc pode fazer no jogo.

Diria que highlights pra jogos de RPG maker são os classicos de terror (IB, Ao oni, Mad Father, Misao, Witch's House, The Crooked Man) pq msm sem o elemento de RPG no RPG maker, eles ainda mostram o potencial de story telling que a engine em si tem e como qqlr um pode fazer um jogo msm sem uma ideia de gameplay muito complexa, n só isso mas jogos mais recentes tbm como One Shot (shush ele é recente.) faz um trabalho fenomenal em contar sua historia, botando um real sentimento de urgencia quando vc joga ele.

Pessoalmente eu acho que é impossivel de n mencionar esse jogo quando fala de RPG maker games, especialmente com o impacto que ele teve quando saiu e eu diria que é meu favorito porem de um jeito meio amargo, o jogo que eu estou falando sobre é Omori, n é o jogo perfeito mas na epoca que ele saiu realmente fez um impacto pela sua historia, gameplay até que bom e em geral muito criativo no jeito que o jogador consegue interagir com o mundo sendo um blend de yume nikki com algo mais grounded tbm, although eu acho que ele é um jogo fenomenal eu tbm acho que é meio difficil de gostar dele ou se quer recomendar o jogo com tudo que a criadora do jogo, Omocat, teve dito dps do lançamento do jogo e como o comportamento dela n parece ter mudado, despite all of that eu ainda diria que Omori é um dos jogos de RPG maker mais importantes hj em dia e pessoalmente é um jogo que me marcou na minha vida tbm, mas eu n consigo de nenhum jeito recomendar esse jogo pra outra pessoa, se ainda te interessa pirateie o jogo e n de support pra criadora.

Wrapping it up eu diria que RPG maker é uma engine muito boa pra fazer jogos focados em historia mas infelizmente eu n vejo muitos bons exemplos de RPG Gameplay centered games feito na engine, oq acaba fazendo com que RPG maker é mais um nicho pra pessoas que tem paixão em escrita e menos pra quem tem paixão em gameplay de RPG em si já que acaba sendo muito basico e pra code qqlr coisa mais interessante na engine é só mais facil usar outra engine pra fazer seu RPG (caso RPG maker n tenha oq vc quer), raramente tem algo interessante e quando tem algo interessante n é algo TÃO inovador ou tem profundidade em gameplay que nem Lisa the painful, por isso que jogos que nem Funger acabam saindo da communidade de nicho de RPG maker, n só é muito bom no departamento de escrita e arte, mas tbm é exemplar em como ele usa tudo possivel da propria engine de RPG maker pra fazer uma gameplay interessante.

Achei a ideia de criar um jogo de RPG maker do NeoSampa interessante, seria engraçado um SAMPA QUEST e dps um remake chamado NEOSAMPA QUEST or something kkkkkkkk, eu sei que algumas pessoas aq já mexeram no RPG maker (eu não lmao) ent quem sabe talvez isso va pra algum lugar interessante? com tudo isso dito uma ultima pergunta, pq vc é italiano? kkkkkkkkkk

And that's the tale of the NeoSampa Cretin  Sleepy
Responder
opa, agora sim tamo conversando!
cara, eu gosto muito da engine. não joguei muita coisa nela, mas quando era pequeno, jogava aqueles jogos de humor brasileiros no RPG Maker 2000, 2003. meu irmão mais velho também na época gostava de mexer na engine, então eu cresci muito apegado a essas duas.
foi por conta disso que em 2024 e 2025 eu fiz um joguinho, As Aventuras de Maria, como homenagem a esses jogos antigos brasileiros de humor. fiz na própria engine mesmo:

mas fora isso, creio que não joguei muitos jogos da engine, como o famigerado Fear & Hunger. mas um dia quero dar uma olhada sim

real life and postcard views
Responder
Quando penso em RPG Maker, o primeiro jogo que me vem em mente é Yume nikki, jogo esse que gosto bastante, apesar de ser meio parado e não muito complexo a primeira vista.

O que mais me interessa nesse jogo é o quão misterioso ele é, tanto sua história e mensagem quanto a identidade do seu criador são incógnitas, o que acaba abrindo caminho para diversas teorias e interpretações pessoais a respeito da obra e seu real significado.

Algo que também me encanta muito é a atmosfera desse jogo, principalmente sua trilha sonora, que tem uns bangers absurdos como Snow WorldMonoko, entre muitos outros. Outro fator que contribui para a atmosfera misteriosa do jogo é o fato de não haver diálogo algum durante toda a gameplay, apesar disso ainda tem umas interações bem maneirinhas com uns npcs.

Responder
Uma vez tentei criar o meu próprio jogo no RPG Maker, mas jamais consegui terminá-lo. Acredito até que perdi o arquivo de todo o projeto. Confused

Enfim, quando se fala em RPG Maker, sempre penso nesses jogos incríveis aqui:

Space Funeral
[Imagem: spacefuneral.png]

Yume Nikki
[Imagem: the-horrifying-legacy-of-yume-nikki-the-...ec368ca44d]

Lisa: The Painful
[Imagem: ss_0fe25978bb31b5b45c0d8db891700aa1bc534...5&fit=crop]

"You always were a kidder, Steve."
Responder
Topic Options
Pular para o Fórum:

Usuários navegando neste tópico: