Forum NeoSampa
Palavras bonitas - Versão para impressão

+- Forum NeoSampa (https://forum.neosampa.org)
+-- Fórum: Papo Convencional (https://forum.neosampa.org/forumdisplay.php?fid=4)
+--- Fórum: Conversinha de Boteco (https://forum.neosampa.org/forumdisplay.php?fid=2)
+--- Tópico: Palavras bonitas (/showthread.php?tid=63)

Palavras bonitas - tevito - 03-03-2026

O termo cellar door (porta de porão), do inglês, é muito citado como uma combinação de sons bonita, independente de ter um significado mundano, ideia que já foi inclusive reforçada por J.R.R. Tolkien num ensaio sobre inglês e galês (e, sim, tem uma cena em Donnie Darko em que é comentado sobre isso)
Existem palavras que causem eufonia de maneira parecida em vocês, independente de terem significativos simplórios ou negativos?

Eu vou começar dizendo que acho as palavras de origem grega tendem a ser mais bonitas pra mim. Teatro, epifania, datilografia...

RE: Palavras bonitas - dorival - 04-03-2026

(03-03-2026, 11:29 PM)tevito Escreveu: eufonia

Já me ganhou nessa, não conhecia.

Eu curto muito a palavra datilografia como você mencionou, mas initerrupto faz algo com meu cérebro que não sei explicar.

RE: Palavras bonitas - GioCk - 04-03-2026

(03-03-2026, 11:29 PM)tevito Escreveu: O termo cellar door (porta de porão), do inglês, é muito citado como uma combinação de sons muito bonita, independente de ter um significado mundano, ideia que já foi inclusive reforçada por J.R.R. Tolkien num ensaio sobre inglês e galês (e, sim, tem uma cena em Donnie Darko em que é comentado sobre isso)
Existem palavras que te causem eufonia de maneira parecida em vocês, independente de terem significativos simplórios ou negativos?

Eu vou começar dizendo que acho as palavras de origem origem grega tendem a ser mais bonitas pra mim. Teatro, epifania, datilografia...

estava indo deitar ontem, fui checar o fórum antes de dormi e vi esse tópico novo. li o nome, e pensei "Cellar door". abri o tópico, li as primeiras palavras, dei um sorriso e fui dormir.

eu não sabia que eufonia era o português pra "phonoaesthetics". conheço o tópico faz tempo por ter um interesse bem forte em Conlanging (isso é, o ato de construir sua própria língua).

sempre fui um garoto mais "latim" do que grego, mas devo admitir que gosto muito de grego pelo alfabeto (tanto que foi minha inspiração na hora de criar um alfabeto pra minha língua). mas acho as palavras as vezes "pontudas" de mais. cellar door é uma combinação que flui na língua, e as únicas consoantes pontudas estão logo no começo das palavras. 

finalmente, respondendo a pergunta do tópico. tem muitas palavras, no próprio português, que eu ache bem bonitas. tenho uma queda por palavras com QU também, como "loquaz". e admito, não to lembrando das palavras de cabeça, to tendo que dar uma pesquisada. mas outra que me veio de cabeça é "gris".

RE: Palavras bonitas - dorival - 04-03-2026

(04-03-2026, 10:12 AM)GioCk Escreveu: finalmente, respondendo a pergunta do tópico. tem muitas palavras, no próprio português, que eu ache bem bonitas. tenho uma queda por palavras com QU também, como "loquaz". e admito, não to lembrando das palavras de cabeça, to tendo que dar uma pesquisada. mas outra que me veio de cabeça é "gris".

Quiçá (a palavra) é meu amorzinho

RE: Palavras bonitas - Kromick - 04-03-2026

Gosto bastante de palavras cujas pronuncias ou sonoridades tenham a ver com seus significados, como macio, pastoso, crocante, repetitivo, entre outras.