![]() |
|
Escolha de curso em tech - Versão para impressão +- Forum NeoSampa (https://forum.neosampa.org) +-- Fórum: Papo Convencional (https://forum.neosampa.org/forumdisplay.php?fid=4) +--- Fórum: Conversinha de Boteco (https://forum.neosampa.org/forumdisplay.php?fid=2) +--- Tópico: Escolha de curso em tech (/showthread.php?tid=48) |
Escolha de curso em tech - Laki - 24-02-2026 Opa gente, tudo bem? Então, eu to atualmente fazendo o 3o ano e com isso vem tudo aquilo de pensar em carreira, enem "pra valer" na porta e talz, e eu venho me questionando sobre o curso que eu deveria escolher pra universidade. Eu to bem tranquilo com relação a essa escolha já que tenho muitos interesses diversos, então meio que o que não falta são opções, mas ja botei (mais ou menos :p) na minha cabeça que quero fazer engenharia de computação na federal, pq pelo que eu pesquisei é a área que mexe com tanto software quanto hardware, eletrônica etc e eu realmente tenho interesse em mexer com essas coisas ao invés de só software. Como vi que tem uma galera aqui que ou cursa/trabalha nessa área de tecnologia (looking at you pessoal do análise e desenvolvimento de sistemas), acho que seria legal ouvir a opinião de vocês. Quais são uns cursos legais nessa área que abordam tanto a área de hardware, eletrônica e desenvolvimento de software? RE: Escolha de curso em tech - dorival - 24-02-2026 Eu estou atualmente cursando Segurança da Informação, já que é uma área relacionada e quase paralela a Linux e Administração de Sistemas. Até onde vi Engenharia envolve mais o desenvolvimento direto de software e hardware, Ciências da Computaria envolve mais a parte matemática e nerdola chata que a maioria das pessoas não gostam. No fundo no fundo recomendo você brincar um pouco com hobbies no seu tempo livre para descobrir o que você gosta mesmo de fazer e o que você vai seguir, já que Tecnologia é um assunto muito complexo e envolve muitas coisas. Acho que Engenheria é uma boa area, só não posso falar muito na área profissional para ser honesto já que faço bico como PJ e não trabalho CLT na área, espero que alguem possa opinar sobre essa parte RE: Escolha de curso em tech - Laki - 25-02-2026 (24-02-2026, 10:33 PM)dorival Escreveu: Eu estou atualmente cursando Segurança da Informação, já que é uma área relacionada e quase paralela a Linux e Administração de Sistemas. Até onde vi Engenharia envolve mais o desenvolvimento direto de software e hardware, Ciências da Computaria envolve mais a parte matemática e nerdola chata que a maioria das pessoas não gostam. Acho difícil mas não impossível, a area de som é algo muito sensível quando se vê pela parte de eletroeletronica,mas acho massa de mais. Não sei se engenharia da computaria te ajudaria nisso já que é mais montar Hardware do que circuito integrado avançado tlg? RE: Escolha de curso em tech - dorival - 25-02-2026 (25-02-2026, 01:44 PM)Laki Escreveu:(24-02-2026, 10:33 PM)dorival Escreveu: Eu estou atualmente cursando Segurança da Informação, já que é uma área relacionada e quase paralela a Linux e Administração de Sistemas. Até onde vi Engenharia envolve mais o desenvolvimento direto de software e hardware, Ciências da Computaria envolve mais a parte matemática e nerdola chata que a maioria das pessoas não gostam. Vai tomar no cu eu editei a menssagem e nao sei arrumar no celular como eu odeio esse site mobile RE: Escolha de curso em tech - Laki - 25-02-2026 (25-02-2026, 05:10 PM)dorival Escreveu:(25-02-2026, 01:44 PM)Laki Escreveu:(24-02-2026, 10:33 PM)dorival Escreveu: Eu estou atualmente cursando Segurança da Informação, já que é uma área relacionada e quase paralela a Linux e Administração de Sistemas. Até onde vi Engenharia envolve mais o desenvolvimento direto de software e hardware, Ciências da Computaria envolve mais a parte matemática e nerdola chata que a maioria das pessoas não gostam. kkkkkkkk vai ficar ruim pra quem for ler a thread, mas quem ja leu tem o contexto. Ss, acho que pra essa questão de áudio ia precisar de muito estudo mais especifico, mas pelo menos posso fazer como hobby pra começar (tem um monte de vídeo ensinando a montar pedal de guitarra por exemplo), e acho que alguns conceitos da engenharia da computação vão poder ajudar com isso. Mesmo assim eu acho que ainda vou tentar esse curso, ainda parece que eu vou gostar bastante, mesmo que não vá relacionar tão facilmente com música quanto eu tinha imaginado. Acho que eu me confundi bastante mesmo sobre esses cursos kkkkk mas ainda assim me interessa, vou pesquisar mais pra ter certeza, vlw RE: Escolha de curso em tech - Nyakout - 26-02-2026 Cursos especificamente de eletrônica você quase não vai mexer com software e geralmente são mais voltados pra manutenção. Embora eu não tenha curso superior, tenho dois cursos técnicos um em eletroeletrônica e outro em manutenção eletroeletrônica. Basicamente nesse caminho você mexe praticamente só com hardware, no caso de mexer com software nessa área, o máximo que eu tive contato foram microcontroladores como esp32/Arduino, que são coisas que qualquer um que queira se aprofundar num hobbie pode fazer. Espero que essa informação ajude de alguma forma. RE: Escolha de curso em tech - dorival - 26-02-2026 (25-02-2026, 07:31 PM)Laki Escreveu: Acho que eu me confundi bastante mesmo sobre esses cursos kkkkk mas ainda assim me interessa, vou pesquisar mais pra ter certeza, vlw O que me ajudou a me centrar em um curso foi pegar aulas introdutórias no youtube e pegar a grade curricular e tacar no google, logo percebi que algumas áreas não eram para mim descobrindo que envolveria coisas que não são de meu interesse. (26-02-2026, 12:47 PM)Nyakout Escreveu: Espero que essa informação ajude de alguma forma. No caso ele comentou de "Engenharia da Computação", então acho que não se engloba. RE: Escolha de curso em tech - sargx - 28-02-2026 Bom, eu sou formado em Mecatrônica ou "Controle e Automação" na Federal. Eu gosto muito de eletrônica, computação e mecânica. Me aprofundei em computação por autodidatismo mesmo já que meu curso não entregou a base teórica de CC que me interessa muito! Gosto muito de eletrônica tbm, mas mesmo o curso tendo uma base teórica forte, para pensar em trabalhar com isso é preciso percorrer ainda um longo caminho para aprender tudo que existe de software, componentes, design e boas práticas para ser capaz de desenvolver qualquer hardware moderno de ponta, from scratch! Do ponto de vista de mercado, eletrônica é mais complicado no BR se comparado com trampo de Dev. Mas, se vc for realmente bom e se aprofundar em design de hardware de ponta (e não ficar só no nivel hobby com os microcontroladores manjados), vc vai longe. Tenho amigos que fazem os trampos para gringa e ganham a vida muito bem somente desenvolvendo hardware ![]() Eu posso te adiantar uma coisa, a base teórica dos cursos é forte, mas está longe da prática esperada pelo mercado. Independente do curso, é necessário se desenvolver por conta para se destacar. Vi muitos colegas ficarem somente na carga do curso e terminarem sem muita perspectiva. Dito isso, aproveite que seu espectro de interesse em tecnologia é amplo e aprenda tudo o que puder! Explore, publique, crie portfólio. Talvez vc só consiga trabalhar com uma coisa, mas ter hobbies é muito legal e pode te ajudar no seu trabalho tbm. |