Forum NeoSampa
Situação do Discord - Versão para impressão

+- Forum NeoSampa (https://forum.neosampa.org)
+-- Fórum: Papo Convencional (https://forum.neosampa.org/forumdisplay.php?fid=4)
+--- Fórum: Conversinha de Boteco (https://forum.neosampa.org/forumdisplay.php?fid=2)
+--- Tópico: Situação do Discord (/showthread.php?tid=33)

Situação do Discord - dorival - 20-02-2026

Recentemente, como foi anúnciado, o Discord irá forçar grande parte de seus usuários a fazer um scan facial ou mandar um documento oficial para confirmar maioridade na plataforma. 

Por conta disso muitos vem tentando procurar alternativas para o Discord, algumas notáveis sendo o Stoat (antigo Revolt), SpaceBar (antigo FossCord), TeamSpeak, Mumble, Matrix, dentre outras...

Com isso gostaria de perguntar aqui quais os planos dos usuários deste fórum, já que eu pessoalmente nunca fui muito à favor do Discord, já que além de centralizado, ele é proprietário e sempre tive diversos problemas com a plataforma. 

Obviamente não levo o NeoSampa como a salvação da internet e a plataforma que todos deveriam utilizar, por isso gostaria de saber para onde meus amigos pretendem ir e o porquê dessa decisão.

E também caso alguém seja a favor essa ideia, dar suas opiniões sobre.

RE: Situação do Discord - GioCk - 20-02-2026

não ligo tanto enquanto não realmente tiver uma alternativa na altura do Discord. todas até agora vem com um caveat, e usar 4 plataformas diferentes, uma pra cada coisa, simplesmente não é viável pra mim. passo muito tempo no Discord, tanto interagindo, quanto com meu namorado em chamada, tanto com meus amigos assistindo séries e novela. não planejo sair de lá até realmente ter algo que faz tudo que o Discord faz, só que melhor.

na questão do rosto, dá pra burlar usando Gmod, ou algum outro vídeo. eu honestamente não liguei e fiz a verificação facial mesmo. eu já ativei a camera diversas vezes no Discord. se eles não sabiam qual é o meu rosto a essa altura eu honestamente estava impressionado.

RE: Situação do Discord - ronald - 20-02-2026

Acho que estou no mesmo barco que o quiosque aqui, não há muitas alternativas no momento, as mais promissoras ou ainda estão em development ou têm problemas de diversos tipo privacidade ou local , sampa +grupo na steam vão ter que ser suficientes pelo momento.

(20-02-2026, 10:46 AM)GioCk Escreveu: não ligo tanto enquanto não realmente tiver uma alternativa na altura do Discord. todas até agora vem com um caveat, e usar 4 plataformas diferentes, uma pra cada coisa, simplesmente não é viável pra mim. passo muito tempo no Discord, tanto interagindo, quanto com meu namorado em chamada, tanto com meus amigos assistindo séries e novela. não planejo sair de lá até realmente ter algo que faz tudo que o Discord faz, só que melhor.

na questão do rosto, dá pra burlar usando Gmod, ou algum outro vídeo. eu honestamente não liguei e fiz a verificação facial mesmo. eu já ativei a camera diversas vezes no Discord. se eles não sabiam qual é o meu rosto a essa altura eu honestamente estava impressionado.

Nesse caso, aparentemente vão ter reviews manuais caso o sistema detecte muitos male_05 ou heavy tf2, ainda vão ter bypass, mas mesmo assim.

RE: Situação do Discord - dorival - 20-02-2026

(20-02-2026, 10:46 AM)GioCk Escreveu: não ligo tanto enquanto não realmente tiver uma alternativa na altura do Discord. todas até agora vem com um caveat, e usar 4 plataformas diferentes, uma pra cada coisa, simplesmente não é viável pra mim. passo muito tempo no Discord, tanto interagindo, quanto com meu namorado em chamada, tanto com meus amigos assistindo séries e novela. não planejo sair de lá até realmente ter algo que faz tudo que o Discord faz, só que melhor.

Entendível, eu ainda defendo XMPP com minha vida e acho que eventualmente (lá por 2050) ele será o defacto gold standard para comunicações, mas até lá tenho somente que chorar e esperar a morte do sol.
(20-02-2026, 10:46 AM)GioCk Escreveu: na questão do rosto, dá pra burlar usando Gmod, ou algum outro vídeo. eu honestamente não liguei e fiz a verificação facial mesmo. eu já ativei a camera diversas vezes no Discord. se eles não sabiam qual é o meu rosto a essa altura eu honestamente estava impressionado.

Estaria*
(20-02-2026, 10:53 AM)ronald Escreveu: Acho que estou no mesmo barco que o quiosque aqui, não há muitas alternativas no momento, as mais promissoras ou ainda estão em development ou têm problemas de diversos tipo privacidade ou local , sampa +grupo na steam vão ter que ser suficientes pelo momento.

Poisé. Atualmente o melhor setup seria:
- XMPP para Text Chat
- Mumble pra Voice Chat
- Jitsi para Video Call/Screenshare

O Mumble eu vejo eles só focando na qualidade das calls, o que não é necessáriamente uma coisa ruim, mas ter a opção de criar tipo "comunidades em um server" e não só server com VCs seria maneiro.

XMPP já tem voice calls mas é que nem o zapzap, espero que um dia eles façam uma feature tipo Servers de Discord já que já temos Multi User Chats (como group DMs) 

Mas realmente, fazer tudo bem é muito difícil.

RE: Situação do Discord - AbcTheHuman - 21-02-2026

Vish, o pior de tudo é que eu não faço ideia para qual outra plataforma migrar. Acho que muito provavelmente acabaria cedendo ao lance do reconhecimento facial e de mandar o documento oficial.

Preciso mesmo é de recomendações para alguma plataforma alternativa que fosse leve, e que tivessem opções tanto de mensagens de voz quanto de texto.

RE: Situação do Discord - dorival - 21-02-2026

(21-02-2026, 02:51 PM)AbcTheHuman Escreveu: Preciso mesmo é de recomendações para alguma plataforma alternativa que fosse leve, e que tivessem opções tanto de mensagens de voz quanto de texto.

Então, esse que está sendo o problema.

Nada aparenta estar "no nível" do Discord. Ele faz muitas coisas ao mesmo tempo.

Falaram bem do Stoat mas nada de código aberto ainda...

RE: Situação do Discord - hadinode - 22-02-2026

(20-02-2026, 10:04 AM)dorival Escreveu: Recentemente, como foi anúnciado, o Discord irá forçar grande parte de seus usuários a fazer um scan facial ou mandar um documento oficial para confirmar maioridade na plataforma. 

Por conta disso muitos vem tentando procurar alternativas para o Discord, algumas notáveis sendo o Stoat (antigo Revolt), SpaceBar (antigo FossCord), TeamSpeak, Mumble, Matrix, dentre outras...

Com isso gostaria de perguntar aqui quais os planos dos usuários deste fórum, já que eu pessoalmente nunca fui muito à favor do Discord, já que além de centralizado, ele é proprietário e sempre tive diversos problemas com a plataforma. 

Obviamente não levo o NeoSampa como a salvação da internet e a plataforma que todos deveriam utilizar, por isso gostaria de saber para onde meus amigos pretendem ir e o porquê dessa decisão.

Eu particularmente estou com muita vontade de abandonar o discord, mas infelizmente vou acabar perdendo contato com muitas pessoas fazendo isso. Por enquanto estou pensando em usar o Stout e Steam para os meus amigos online e continuar usando WhatsApp e Instagram para os amigos normies/trabalho, mas sinceramente eu gostaria de abandonar todas as redes sociais e usar só a Steam, Youtube (porque não tem um substituto, se não abandonava também) e e-mail (não sei porque abandonamos mandar e-mail ainda kkkkk).

RE: Situação do Discord - dorival - 22-02-2026

(22-02-2026, 01:38 PM)hadinode Escreveu:
(20-02-2026, 10:04 AM)dorival Escreveu: Recentemente, como foi anúnciado, o Discord irá forçar grande parte de seus usuários a fazer um scan facial ou mandar um documento oficial para confirmar maioridade na plataforma. 

Eu particularmente estou com muita vontade de abandonar o discord, mas infelizmente vou acabar perdendo contato com muitas pessoas fazendo isso. Por enquanto estou pensando em usar o Stout e Steam para os meus amigos online e continuar usando WhatsApp e Instagram para os amigos normies/trabalho, mas sinceramente eu gostaria de abandonar todas as redes sociais e usar só a Steam, Youtube (porque não tem um substituto, se não abandonava também) e e-mail (não sei porque abandonamos mandar e-mail ainda kkkkk).

Não vou mentir, sair das redes sociais é uma ótima decisão. Larguei Instagram e Twitter em 2021 mais ou menos e desde então não tenho utilizado nenhuma dessas plataformas.

O problema mesmo é que o Discord é um aplicativo de conversas e comunidades, transcende o conceito de "Grupos de Whatsapp" ao mesmo tempo que não é amplo como "Um Feed do Facebook."

Nesse sentido eu real acho que é algo bom de se fazer, mas o Discord como aplicativo de conversas realmmente precisa de uma substituição.

Favor comentar a sua experiência em relação ao Stout já que eu só utilizei ele anos atrás (quando era Revolt ainda) e gostaria de saber como as coisas estão por lá.

RE: Situação do Discord - hadinode - 22-02-2026

(22-02-2026, 02:02 PM)dorival Escreveu:
(22-02-2026, 01:38 PM)hadinode Escreveu:

Não vou mentir, sair das redes sociais é uma ótima decisão. Larguei Instagram e Twitter em 2021 mais ou menos e desde então não tenho utilizado nenhuma dessas plataformas.

O problema mesmo é que o Discord é um aplicativo de conversas e comunidades, transcende o conceito de "Grupos de Whatsapp" ao mesmo tempo que não é amplo como "Um Feed do Facebook."

Nesse sentido eu real acho que é algo bom de se fazer, mas o Discord como aplicativo de conversas realmmente precisa de uma substituição.

Favor comentar a sua experiência em relação ao Stout já que eu só utilizei ele anos atrás (quando era Revolt ainda) e gostaria de saber como as coisas estão por lá.

Eu tenho vontade de sair do discord não só pelo motivo da verificação, a minha imagem já é obrigatoriamente pública por causa do meu trabalho, mas tem a ver com a nova relação entre o Discord e o Peter Thiel (que eu não vou entrar em muito detalhe porque sei que o pessoal é seletivo com o que é política e o que não é). Mas quanto ao Stout, eu vou baixar ainda e se tiver algo para comentar, crio um tópico para comentar sobre a minha experiência e ouvir sobre a experiência de outras pessoas.

RE: Situação do Discord - dorival - 22-02-2026

(22-02-2026, 02:32 PM)hadinode Escreveu: Mas quanto ao Stout, eu vou baixar ainda e se tiver algo para comentar, crio um tópico para comentar sobre a minha experiência e ouvir sobre a experiência de outras pessoas.

Agradecido, quero muito testar ainda!!